(31) 3332-0875
Blog

Terei assistência de professores ao estudar no Ens

Terei assistência de professores ao estudar no Ensino a distância?

Data da Publicação:

O Ensino a Distância no Brasil têm conquistado o seu espaço, devido as muitas oportunidades que esta modalidade oferece.

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2017 o número de estudantes matriculados na graduação a distância no Brasil aumentou 17,6% em relação ao ano anterior.

Através do Ensino a Distância muitas pessoas conseguem conciliar a rotina doméstica e profissional aos estudos.

Além disso, o EAD, forma que o Ensino a Distância também é conhecido, é mais econômico e flexível, deixando o aluno ser o protagonista de sua formação.

Devido a tantas facilidades proporcionadas, os alunos de graduação optam cada vez mais pelo EAD e assumem a responsabilidade pelo próprio futuro.

No Ensino a Distância, o aprendizado é inverso ao que estamos acostumados desde que ingressamos no escolar primário. O aluno é quem vai atrás do conhecimento neste cenário, fazendo com que a iniciativa parta sempre dele.

O professor está presente como um suporte para sanar as dúvidas mais pertinentes, programar os materiais necessários para estudo e, em algumas faculdades, gravar vídeo aulas para que o aluno entenda melhor o assunto.

Qual o papel do professor no Ensino a distância?

O professor sempre foi tratado como o elemento central no processo de aprendizagem do aluno. Ele detinha as informações e passava-as para os alunos. No EAD o papel do professor é diferente, já que as informações não partem primordialmente do contato direto dele com o aluno.

É claro que as vídeo aulas disponibilizadas para aluno são gravadas pelo professor, mas o material está sempre à disposição para que este busque, em um caminho inverso ao ensino presencial.

Quando se trata do aprendizado online, é um erro pensar no professor como uma figura dispensável. A função do professor neste cenário é um elo entre o aluno e aprendizado.

A importância do professor no Ensino a Distância

Os professores do ensino a distância, como já vimos, possuem um contato diferente com os alunos, já que ele não é o único detentor da informação e não é somente através dele o aluno adquire conhecimento.

O aluno EAD possui assistência dos professores, que estão disponíveis através de e-mails e em alguns casos, vídeo chamadas e fóruns para tirar as dúvidas dos alunos.

O professor é o responsável por gerar um sentimento de turma dentro da classe virtual. Para isso, ele deve ter uma forte motivação, como o desejo de mudança capaz de passar confiança e ânimo aos seus alunos.

Toda instituição EAD oferece a assistência de professores

As instituições de ensino ead modo geral, disponibilizam tutores para auxiliar no decorrer do curso, além de professores que irão tirar dúvidas, receber e avaliar trabalhos, e também, preparar o plano de estudos que será passado ao aluno.

É necessário conhecer melhor sobre a instituição antes de prosseguir com o processo de matrícula e começar a investir o seu tempo e dedicação a ela.