(31) 3332-0875
Blog

Quais são as especializações na área de gestão?

Data da Publicação:

 

As especializações são buscadas por pessoas que querem uma oportunidade a mais após o término da graduação. Isso pode ser dito de modo geral, pois para continuar evoluindo na carreira é interessante ter mais experiências e conhecimentos a respeito de determinada área.

Pense: qual profissional você contrataria caso você fosse o diretor de uma empresa? Você seria o profissional que possui especializações e cursos, que mostra a sua constante vontade de evoluir ou o profissional que possui apenas um curso básico e não demonstrou nenhum interesse em se atualizar e buscar novos conhecimentos?

Fica claro que as empresas estão em busca de profissionais mais qualificados e interessados em adquirir mais conhecimento.

Independentemente da área em que você se graduou, chegará o momento na sua carreira em que você vai ansiar por novos desafios e buscar algo a mais. Seja um cargo de gerência, uma promoção ou uma posição de liderança.

Nesse momento uma especializaçãode marketing e comunicação integrada pode fazer toda a diferença.

A gestão não é uma área apenas para pessoas que possuem empresas ou que assumem a diretoria. Essa especialização é uma preparação para que todo profissional graduado possa assumir novos desafios.

É interessante saber que independentemente da área de gestão que você deseja seguir, de modo geral, as atividades de todos os profissionais tendem a ser estruturadas da mesma maneira. Confira!

 

Responsabilidades do gestor

- Planejamento: a estruturação de todas as ações a serem realizadas, os objetivos, as metas e os indicadores fazem parte do papel do gestor. Após elaborado, o planejamento é transformado em um plano de ação que deverá ser executado por toda a equipe sobre a supervisão do gestor.

É possível perceber que o papel desse profissional é de grande importância e responsabilidade. Ele é encarregado pelo planejamento de projetos, estruturação do setor e montagem da equipe.

- Organização: os processos e procedimentos desenvolvidos também são de responsabilidade do gestor. Ele mantém as informações em fluxo, deixando os processos mais ágeis e eficazes.

Essa é uma parte muito importante, já que a organização tornará a empresa mais produtiva, fazendo com que colaboradores e clientes percebam os resultados gerados.

- Monitoramento: após todo o processo realizado até então, de planejamento e organização, seria uma pena se todos os dados adquiridos se perdessem ou nada fosse feito com os avanços obtidos.

Para que tudo seja utilizado e os resultados sejam mensurados, o gestor realiza um acompanhamento sistemático dos indicadores de desempenho da empresa ou setor pelo qual é responsável.

Ele analisará a performance da empresa em relação a outros períodos e fará os ajustes necessários para melhorar cada vez mais a competitividade da empresa.

- Controle: todos os processos levam para a tomada das decisões finais. Elas são baseadas nos dados adquiridos durante toda a aplicação de um projeto ou uma estratégia.

Como o principal papel do gestor é a garantia do sucesso organizacional, é necessário conseguir entender o momento da empresa e possuir um grande senso crítico nesse processo final de análise.

As atitudes tomadas a partir deste momento podem fazer toda a diferença nas ações e no posicionamento adquirido pela empresa.

Como foi possível ver, o gestor está presente em todas as etapas de decisões importantes dentro de uma organização. Seja liderando um setor ou uma empresa, é necessário o papel deste profissional.

Por isso, é possível afirmar que uma pós- graduação voltada para a área de gestão é um diferencial para conquistar uma posição elevada e de responsabilidade dentro das empresas.

Sabendo disso, você pode ter ficado interessado pela área, porém tem dúvidas se a sua graduação permite que você realize uma especialização nessa área.

Veja agora quais são as especializações na área de gestão e encontre a que mais combina com o seu perfil profissional.

 

Administração Pública

Este curso é voltado para os profissionais que possuem formação no nível superior e que atuem nas diferentes esferas do governo e suas instituições parceiras.

A especialização tem como foco principal o servidor público estadual, mas também atende aos profissionais já envolvidos em diferentes níveis de atuação da administração pública.

O objetivo desta especialização é preparar um profissional com iniciativa, determinação e com ânsia de conhecimento. Ao longo do curso serão desenvolvidas competências como a habilidade de analisar problemas de gestão de forma quantitativa e qualitativa.

Deverá ser aplicado durante o curso, conhecimentos que provêm da aptidão do profissional a atuar nessa área após a conclusão da especialização.

Gestão em Logística e Operações

O setor de logística está inserido em um espaço de criação e desenvolvimento das relações mercadológicas. Assim é possível que as empresas tenham mais conhecimento sobre os concorrentes ou empresas parceiras no mercado.

Os profissionais que querem se especializar na área de gestão em logística devem estar atento às mudanças que ocorrem no mercado para entender mais sobre o setor em que pretendem atuar.

Ao fazer essa especialização o profissional poderá atuar em diversas áreas, como transporte e distribuição, armazenagem, controle de estoque, análise de sistemas, armazenagem e embalagens. O gestor fica responsável pelo setor e seu desenvolvimento.

A especialização tem como objetivo a inserção do profissional na gestão de organizações que compõem os setores industriais, públicos, de serviços e outros. Os alunos são capacitados a diagnosticar problemas estratégicos relacionados à questão logística.

O curso pode ser feito por todo profissional que possui formação superior, independentemente da área do conhecimento, desde que atuem como gestores ou técnicos na área de estratégia e/ou logística.

 

Gestão Integrada de Marketing

A especialização em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada tem como objetivo desenvolver o profissional para que ele consiga identificar oportunidades de negócios e avaliar diferentes cenários.

Durante o curso o profissional aprenderá sobre ferramentas e técnicas capazes de auxiliá-lo nas atividades voltadas a gestão de Marketing de sua dia a dia. Ele também será preparado para atuar nas áreas de marketing e comunicação com o intuito de atender os interesses dos clientes e lucratividade da empresa.

Podem realizar a especialização os profissionais que são formados nas áreas de marketing e comunicação, como jornalistas, publicitários, relações públicas e de áreas próximas.

Os cursos na área de gestão não param por aqui. Você também pode encontrar as especializações na gestão de outras áreas.

A melhor parte é que as especializações podem ser feitas a distância, não prejudicando a rotina dos profissionais que já estão atuando nas mais diversas áreas.

Essa é uma oportunidade de crescer dentro das empresas e alcançar o cargo que você tanto almeja sem a necessidade de sair de casa. As despesas extras com transporte e alimentação também são cortadas quando a modalidade EAD é a escolhida.