(31) 3332-0875
Blog

Pós-graduação a distância: como funciona?

 

Pós-graduação a distância: como funciona?

Data da Publicação:

 

A máxima para um profissional que deseja alcançar novos patamares na sua carreira ou realizar uma mudança significativa de atuação é estar sempre em constante movimento pela busca de conhecimento qualificado e prestígio em sua carreira.

A escolha por realizar uma pós-graduação é um dos impulsionadores mais consideráveis e encontrados pelos profissionais nesse caminho. São várias as pesquisas que reforçam a importância de agregar valor ao currículo e que como levantado pela Catho Educação em 2017, a realização de uma pós-graduação pode aumentar em até 53,7% a remuneração dos profissionais que conquistam esse título.

Aliado a esse desejo de crescimento profissional, buscando mais comodidade, flexibilidade em meio a rotina de trabalho e melhores valores, a escolha por realizar uma pós-graduação a distância ganha cada vez mais espaço na decisão dos profissionais.

O que é o ensino a distância?

O ensino a distância ou a representação da sigla EAD como também é conhecido, é um método de ensino realizado de maneira remota, por tecnologias de aprendizado e sem a presença diária em salas de aulas. O aluno não tem a necessidade de frequentar o campus da instituição de ensino diariamente para ter acesso a todo o conteúdo das aulas online.

Em meio a rotina cada vez mais corrida e devido a demais responsabilidades, o ensino a distância tem conquistado espaço considerado no mercado, suprindo uma demanda de pessoas que não desejam mais retornar a prática de um ensino presencial.

 

Pós-Graduação a distância: como funciona?

Já são muitos os cursos ofertados em uma graduação a distância e no caso de uma pós-graduação, o modelo de funcionamento do curso segue padrões próximos. A estrutura curricular do curso tem a mesma qualidade e conteúdo preparado para o aluno que irá cursar a pós-graduação presencial. A diferença é que neste caso, o aluno terá acesso ao conteúdo por uma plataforma de ambiente virtual disponibilizada após a sua matrícula.

Será por esse acesso virtual que o aluno poderá assistir as aulas e acompanhar a sua estrutura curricular, participando de grupos e fóruns de discussões online e receber auxílio e consultoria de professores e tutores.

Os conteúdos contam com recursos multimídias que facilitam o processo de aprendizado e a interação proporcionada pelos canais de comunicação citados, entre professores e demais alunos, apresenta um cenário diferente quanto a falta de networking que muitas pessoas usam para justificar a não escolha de uma modalidade de ensino a distância.

Os exercícios, trabalhos e atividades avaliativas, são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem e para a apresentação de trabalhos ou projetos de conclusão de curso (TCC), o aluno precisará comparecer ao campus da instituição escolhida ou agendar um horário e fazer uma videoconferência, mas mesmo assim, esses encontros são previamente informados e são necessários para garantir a validade e segurança de cada processo.

 

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Para a realização de uma pós-graduação a distância é necessário apenas que o aluno tenha diploma de conclusão reconhecido, seja feito a distância ou presencial, de uma graduação. Afinal, os cursos de pós-graduação são conferidos a profissionais que buscam se especializar em uma área de atuação.

Após a escolha do curso de pós-graduação, o aluno deve buscar por uma instituição de confiança que possua relevância na modalidade e que é reconhecida pelo MEC, para conhecer os processos de ingresso no curso.

Vantagens de fazer uma Pós-Graduação a distância?

Além das vantagens listadas ao longo do nosso post blog, podemos considerar mais algumas vantagens que tornam a escolha por realizar uma pós-graduação a distância interessante:

- Autonomia com a rotina de estudos;

- Conteúdos sempre à mão;

- Economia nos gastos com transporte e refeições;

- Valores mais acessíveis;

- Flexibilidade nos horários;

- Possibilidade de conciliar com demais estudos.