(31) 3332-0875
Blog

Por que estudar em faculdade privada como a UCA

Você está prestes a se formar no ensino médio e não sabe qual caminho seguir após a conclusão desta etapa? Ir diretamente para um emprego, se especializar, fazer cursos ou uma graduação?

 

As opções são várias, podendo deixar qualquer pessoa confusa em relação ao seu futuro.

Caso você, por outro lado, já tenha passado por essa fase e tenha realizado um curso e após ingressar no mercado percebeu que aquela profissão não combina com você ou não encontrou oportunidade na área, esse post é para você.


M2IGPp0cNg1dn1nfzbGVATBjLzJ1B_l9OS3NkWHz

Continue a leitura e entenda o por quê!

Desde a fase do ensino fundamental existe a glamourização do estudo nas faculdades públicas. Isso significa que qualquer outra instituição de ensino que não seja uma Universidade Federal, vale menos ou não compensa.

É colocado ainda em mente que o mercado oferece mais oportunidade para os alunos formados em Instituições públicas.

Essas afirmações não passam de mitos que ganharam força no conceito popular. Quando vamos para a realidade, o mercado de trabalho está em busca unicamente de profissionais bem qualificados e preparados para assumir as suas responsabilidades.

O peso do diploma

O peso do diploma, seja referente a instituição que oferece o curso ou a modalidade pela qual a graduação tenha sido feita, é o mesmo.

Gestores estão em busca do algo a mais. Não olham o nome da instituição para se decidirem.

Experiência no mercado, cursos adicionais, até mesmo atividades comunitárias são observadas em um currículo antes que a decisão final da contratação seja tomada.

O que está sendo buscado são profissionais que saibam executar o que está escrito no currículo ao invés de teóricos de primeira linha que possuem dificuldade de colocar em prática o que estudaram.

Por que abordar esse assunto? Saiba que muitas pessoas abrem mão de excelentes oportunidades em busca de um nome que ficará no alto do diploma.

Faculdade privada X Faculdade pública

Ao analisar melhor, tanto a faculdade pública quanto a privada possuem seus pontos positivos e negativos. A faculdade pública possui como principal vantagem não possuir custo nas mensalidades. Os alunos estudam sem se preocupar com o boleto que chegará no início de todo mês.

Por outro lado, uma grande desvantagem para os estudantes de escola pública é a irregularidade nos horários. O período da manhã pode ter aulas no turno da tarde ou da noite. Os alunos que estudam exclusivamente no período noturno, podem demorar até um ano a mais para se formar em relação ao mesmo curso em faculdades privadas.

A faculdade privada por outro lado, estipula um valor crescente das mensalidades até o final do curso. Todo início de mês é necessário pagar uma das mensalidades. Uma das vantagens são os horários fixos. Uma vez que o turno é definido, o aluno está disponível para realizar atividades fixas em outras horas do dia, como cursos, estágios e até mesmo ser efetivado na sua área de atuação.

No caso do ensino a distância, o aluno escolhe o seu horário, se graduando no seu ritmo e de acordo com as suas necessidades. Devido a variação que acontece de uma faculdade para outra, o interessante para o mercado é que o aluno ao se formar, seja um bom profissional.

A UCA BH permite que você realize a sua graduação de forma tranquila segundo as suas necessidades. Você planeja o seu horário, não sendo surpreendido com mais com o número de matérias ou horários extras.

Conheça mais sobre nossos cursos e métodos de ensino!