(31) 3332-0875
Blog

O perfil do profissional de marketing

 

O perfil do profissional de marketing

 

Data da Publicação:

Quando você pensa em um profissional de Marketing, qual é a característica que vem a sua mente?

Não será surpreendente caso a sua resposta seja "criatividade".

Por muito tempo esse foi o termo definidor deste profissional. Sempre que alguém buscava por um diferencial no Marketing a característica definida era criatividade.

É fato dizer que para essa área, a criatividade é fundamental, mas é importante estar ciente que essa não é a única característica necessária para o profissional de Marketing.

Continue a leitura e veja qual é o perfil desejado do profissional de Marketing, as características desejadas pelo mercado e o motivo da exigência preparatória desses profissionais.

Marketing exige um novo perfil de profissional

Assim como em todos os setores, o Marketing também sofreu influências do digital e cada vez mais se integra a essa área. Permanecer com a ideia de que não é necessário se reinventar e buscar novos conhecimentos na área é um pensamento muito perigoso e equivocado.

É comum encontrarmos no mercado, profissionais de Marketing que atuam na área de pesquisa, estratégias de comunicação e vendas. O dinamismo, a interação com ferramentas digitais e até mesmo a internet abriram novas oportunidades de atuação para o profissional e criaram meios de observar os fatos para a criação de estratégias.

A pessoa que tem interesse em realizar cursos na área de Marketing precisam de ter um perfil profissional focado em resultados, se dar bem com a área se dados e ter uma ampla capacidade analitica.

Todas as observações e análises que foram feitas por esse profissional afetarão as decisões tomadas pelo restante de toda equipe. Esse profissional está sempre se reinventando e buscando novas maneiras de aumentar os resultados empresariais.

São também características muito necessárias para ele:

Constante busca pelo aprendizado

Um bom profissional de Marketing deve gostar muito de aprender e estar sempre em busca de conhecimento.

Com a rapidez das atualizações do mercado, é necessário que este profissional esteja disposto a se atualizar, entender as novas ferramentas e utilizar os novos meios de comunicação.

Então, se você está pensando em fazer o curso de Marketing, mas não deseja continuar estudando após a graduação, talvez seja melhor reconsiderar.

No entanto, se você tem certeza sobre a realização do curso de Marketing e está disposto a se esforçar para adquirir conhecimentos, comece desde já a se preparar adicionando a sua rotina post blogs sobre o tema e busque realizar cursos extras.

Familiaridade com o digital

As soluções digitais estão cada vez emergindo mais no Marketing. Para conseguir desenvolver estratégias para este cenário é preciso se familiarizar com as diversas possibilidades oferecidas pela internet.

Relacionamento com o cliente

As mais novas atualizações sobre o profissional de Marketing exigem que um relacionamento com o cliente seja criado. Saber interagir e desenvolver estratégias para reter os clientes são muito importantes.

Foi percebido pelo mercado que o consumidor não compra desenfreadamente os produtos de uma empresa somente porque ela está insistindo em divulgações ou oferece os melhores preços. O consumidor está atrás de um relacionamento com as marcas, de forma que quando convencido pela empresa, ele passa a defender os seus ideais e valores.

Investir em relacionamento é fundamental e os profissionais que não buscam se atualizar em relação a isso, estão ficando para trás no mercado.

Autonomia e dinamismo

É possível dizer que o Marketing é muito volátil e orgânico, como se tivesse vida própria. Isso porque no dia a dia podem acontecer eventos que alterem todo o planejamento e exijam mudanças rápidas. O Marketing não pode parar frente a essas situações. Por isso no perfil do profissional é necessário dinamismo e autonomia para reagir aos acontecimentos.

As respostas devem ser dadas de forma rápida para que os processos envolvidos não parem. Caso o profissional não consiga lidar com a situação, a etapa do processo pode ficar defasada ou podem surgir problemas futuros. Consultar aos supervisores é liberado, mas quando o profissional não consegue se resolver sozinho, acaba virando um problema para a equipe.

Quanto mais conhecimento sobre as estratégias o profissional tiver, melhor ele reagirá à situações complicadas.

Dinamismo e autonomia são características muito visadas pelo mercado em um profissional de Marketing.

Como se tornar um profissional de Marketing?

Para se tornar um profissional de Marketing é necessário realizar o Curso Tecnólogo em Marketing. Com exceção do trabalho com Marketing Digital, é necessário que o profissional seja graduado.

Devido ao fato do profissional de Marketing ter como objetivo o desenvolvimento de estratégias empresariais, é necessário possuir formação para atuar na área.

Durante a realização do curso Tecnólogo em Marketing o aluno irá aprender sobre as diversas áreas da comunicação e da administração se preparado para o mercado de trabalho.

Graduação EAD em Marketing

O curso pode ser feito presencialmente ou a distância. O diploma é válido de ambas as formas. Então se você possui um dia a dia mais corrido, não se preocupe, você conseguirá se graduar.

A exigência no momento da contratação é a conclusão do curso e as qualificações do profissional.

O curso EAD é realizado de forma remota, não exigindo que o aluno frequente as aulas presenciais diariamente em busca pela presença. Os materiais necessários para o estudo e a formação do aluno podem ser encontrados em uma plataforma de aula virtual na qual o aluno, através do acesso cedido pela instituição, pode consultá-los nos mais variados dispositivos, formatos e quantas vezes desejar.