(31) 3332-0875
Blog

O EAD prepara o aluno para o mercado?

Data da Publicação:

A grande preocupação de todos os graduandos, é o mercado. Sempre bate aquela insegurança e a dúvida: "será que vou ter espaço no mercado de trabalho?".

Quando o estudo é a distância a dúvida é ainda mais frequente, já que é comum os mitos acerca da graduação.

Ainda que já comprovado que é seguro, assim com as faculdades presenciais, fica a dúvida em relação a aceitação do mercado por essa modalidade de ensino.

Caso você queira estudar a distância, mas tem esse tipo de dúvida, veja a seguir como o curso EAD prepara o profissional para o mercado. Caso você seja aluno, continue a leitura e fique despreocupado com essa questão!

O EAD prepara o aluno para o mercado?

A resposta para esta pergunta é: sim e não.

Provavelmente você está mais na dúvida agora do que antes, mas calma! Tudo vai ficar claro.

Não!

O Ensino a Distância é uma metodologia que será utilizado pelo aluno, para obter conhecimento e se aperfeiçoar como profissional. Entretanto, as ferramentas não trabalham sozinhas.

Os alunos desinteressados e que levam o curso de qualquer jeito, não estarão preparados para o mercado, mas isso não é devido a instituição ou a modalidade do estudo e sim, pelo desinteresse pessoal.

A grande diferença do ensino a distância, é que o aluno precisa de ser realmente mais ativo e se dedicar ao curso para conseguir a formação.

Então, se não houver dedicação por parte do aluno, a graduação não o deixará preparado para o mercado.

Sim!

Para os alunos que realmente desejam se graduar e se tornarem bons profissionais, o EAD conseguirá te preparar para o mercado com muita excelência.

O mercado de trabalho não resiste a um bom profissional e quem se esforça para alcançar seu objetivo e trabalha para isso, terá o seu lugar.

Esta questão porém é mais subjetiva. Considerando que o aluno se dedique, veja como ele será recebido pelo mercado de trabalho!

O mercado de trabalho acolhe o aluno EAD?

O ensino a distância, além de oferecer uma oportunidade de graduação para pessoas que possuem uma rotina corrida, também é uma oportunidade de crescimento para o estudante.

Os alunos que se graduam a distância, têm despertado a atenção dos gestores das empresas, devido às características que são desenvolvidas no curso.

As empresas, enxergam valor no perfil dos profissionais formados através do ensino a distância. O estudante que se gradua a distância se depara com situações que exigem comprometimento e dedicação durante os estudos para que o curso seja concluído de forma responsável e consciente.

Além disso, outras habilidades são desenvolvidas e aprimoradas durante o curso como, por exemplo, comprometimento, responsabilidade e proatividade. Além da relação que é construída pessoalmente em trabalhos e virtualmente com os demais alunos e tutores por fóruns e grupos de discussões trabalhando também, o poder argumentativo e a sua comunicação.

As empresas também utilizam o EAD?

O EAD é tão aceito pelo mercado, que as próprias empresas estão utilizando esta modalidade de ensino. A aprendizagem a distância é um recurso que as empresas usam para aplicar treinamentos internos, já que por questões de logística e otimização de tempo, a capacitação dos funcionários não fica para depois.

Sabendo de todos esses pontos, não restam mais dúvidas!

Onde realizar um bom curso a distância?

O local onde você realizará o seu curso de ensino a distância é tão importante quanto o curso que será escolhido. Algumas pessoas se aproveitam e abrem as suas próprias faculdades de forma ilegal, sem serem certificadas pelo MEC.

É preciso muita atenção quando for o momento da escolha para não cair em um golpe, perder tempo e dinheiro com algo que não será validado.

Tenha muita atenção neste momento! Verifique se a instituição é certificada e confira sua credibilidade, buscando informações e avaliações sobre ela e o curso desejado. Você pode fazer esta verificação junto ao MEC! Proteja seus recursos e o seu tempo.