(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Teologia

 

Ensino a distância: Teologia

Data da Publicação:

 

O curso de Teologia nem sempre é realizado por pessoas que desejam atuar na área de fato.

Isso porque o estudo da Teologia implica na interpretação das escrituras cristãs para saber se comunicar a partir de argumentos bem fundamentados.A razão e a fé andam lado a lado durante a graduação, auxiliando na compreensão crítica do sentido da existência humana, além de gerar o desejo em desenvolver ações para o bem-estar da sociedade.

Afinal, o que é a Teologia e o que é aprendido durante a graduação? Quais são as áreas de atuação desse profissional?

Para ter as respostas desses questionamentos, continue a leitura!

O que é a Teologia?

A teologia é o estudo da existência de Deus. São abordadas questões sobre a relação entre o divino, o mundo e os homens.

O estudo busca entender acontecimentos que afirmam a veracidade da existência de Deus.

As religiões são estudadas em um contexto histórico, interpretando os fenômenos religiosos, suas tradições, os textos referentes à época, doutrinas, dogmas e a moral.

As descobertas realizadas pelo campo de estudo teológico influenciam em várias outras áreas do conhecimento, principalmente, as mais voltadas às ciências humanas, como Sociologia e Antropologia.

Perfil do teólogo

O teólogo é curioso e busca sempre encontrar respostas para suas dúvidas. São pessoas que não se importam de ler livros e mais livros atrás de conhecimento.

São características do teólogo, também, o espírito de liderança, boa comunicação e altruísmo. Teólogos são pessoas que buscam melhorar a sociedade, estando dispostos a se envolverem para ajudar de forma física, espiritual e emocional, as pessoas.

Pessoas que possuem interesse no mundo espiritual e possuem as características anteriores possuem o perfil ideal para cursar teologia.

Áreas de atuação do Teólogo

O teólogo é o profissional que se dedica a realizar liturgias, celebrações, cultos e ritos, apto a dirigir e administrar comunidades, formando pessoas segundo preceitos religiosos de suas tradições.

Atuação em igrejas

Teólogos formados podem atuar diretamente nas igrejas como líderes espirituais.

Sua função será a de ministrar cultos e ajudar os membros da congregação a entenderem mais sobre a interpretação e a fundamentação histórica bíblica.

O pastor, como é conhecido o teólogo formado na igreja evangélica e o padre, teólogo formado que irá atuar na igreja católica, também possuem o dever de conversar, entender e aconselhar os membros de sua congregação, fornecendo a eles apoio espiritual e emocional.

Capelania

Os formados podem atuar como capelães. Esse é um trabalho voltado ao serviço de assistência espiritual.

São atendidos por esse profissional todas as pessoas que por decorrência de localização, mobilidade ou atribuições profissionais, são impossibilitados de frequentar regularmente serviços religiosos.

O capelão é a conexão entre a religião e essas pessoas, fazendo cultos, ministrações e mais.

Esses profissionais podem atuar nos seguintes ambientes:

  • Hospitalar;
  • Escolar;
  • Penal;
  • Militar;
  • Empresarial;
  • Plataformas marítimas;
  • Outros, desde que a pessoa solicite o acompanhamento devido a alguma dificuldade de frequentar cultos regularmente por causa de compromissos.

Conselhos

Os teólogos podem atuar também em conselhos, como o de Ética Pública e o de Mediação de conflitos, devido às habilidades sociais desenvolvidas durante o curso.

Profissionais de teologia são instruídos sobre como agir em situações emocionalmente frágeis, estressantes e conflitantes, além de serem mediadores notáveis por entenderem as dores e as necessidades do indivíduo.

Área acadêmica

Após formados, muitos teólogos optam por seguir na área acadêmica e continuam a estudar sobre assuntos voltados a sua área com o objetivo de gerar mais conhecimento.

Por essa razão, muitos continuam a se empenharem na realização de pesquisas que confirmem suas interpretações, ou as refutem.

Área literária

Outra área de destino após a formação é a literária. O conhecimento adquirido durante o curso gera tantos insights que os teólogos após se formarem, escrevem livros que dão explicações mais simples sobre os assuntos ou contam suas experiências de vida e no curso.

Graduação EAD em Teologia

Para falar a frente de igrejas ou levar mensagens que falem de Deus para outras pessoas não é necessário ter um diploma.

Mas, a graduação fornece um conhecimento profundo sobre as escrituras sagradas, além de preparar emocional e psicologicamente os graduandos.

O tipo de formação do curso é bacharelado e possui 3 anos de duração. A graduação em Teologia tem como objetivo promover uma atuação espiritual integral em conformidade com o saber bíblico-teológico.

São pesquisados e observados os diálogos entre as religiões com a sociedade nos aspectos: sociais, políticos, multiculturais, científicos e educacionais. A formação pode ser realizada em uma faculdade a distância ou presencial, não havendo diferenças na validação do diploma, desde que o curso seja aprovado e esteja em conformidade com o MEC (Ministério da Educação e Cultura).