(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Serviço Social

,

Data da Publicação:

 

Muitas pessoas se dedicam a conhecer mais sobre a sociedade, sua estrutura e a relação das pessoas entre si e com o meio.

O estudante de Serviços Sociais conclui sua formação com conhecimentos sólidos, capaz de examinar e interpretar a sociedade.

É estudado durante o curso a base da sociedade e suas expressões, como a necessidade de uma visão mais crítica, analítica, entre outros conceitos, para o desenvolvimento e a transformação da realidade social.

Caso você goste de entender a sociedade em que vive e busca compreender mais claramente a sociedade em que vive, o curso de Serviço Social é para você.

Continue a leitura e saiba mais desse profissional e suas atividades juntas a sociedade.

O que é o Serviço Social?

O Serviço Social defende os direitos básicos para todos, independente de cor, classe ou faixa etária.

Nessa profissão serão executadas políticas públicas e programas sociais com o objetivo de promover a cidadania e a autonomia individual do ser humano.

Perfil do profissional de serviço social

Para desempenhar essa função é necessário que a pessoa consiga conciliar práticas públicas e pulso firme para a tomada de decisões.

Capacidade analítica é uma característica muito importante para o profissional, visto que será de sua responsabilidade a tomada de decisões referentes a administração e organização de benefícios sociais.

Outras características fundamentais são: proatividade, capacidade de criar planejamentos pesquisas e interesse em políticas públicas e privadas de modo geral.

Áreas de atuação do Assistente Social

Esse profissional está diretamente relacionado a questões sociais. Sendo assim. ele pode estar presente em diversos setores. Seu espaço de atuação varia entre as áreas de políticas públicas ou privadas.

Comumente esse profissional atua no tripé "assistência, saúde e previdência" que são a base da composição de Segurança Social.

Ele também age em políticas direcionadas aos segmentos populacionais, voltados a crianças, adolescentes, idosos, mulheres, negros e índios.

Veja a seguir algumas áreas e instituições de atuação do Assistente Social:

Assistência Social Pública: o profissional trabalha em órgãos de Bem-Estar Social; Secretarias Municipais ou Estaduais de Assistência Social, Centros de Atendimento à população em situação de risco social (crianças, adolescentes, idosos, migrantes);

Habitação: órgãos de financiamento e planejamento habitacional, companhias e cooperativas habitacionais;

Saúde (pública e privada): Secretarias de Saúde, Unidades Regionais de Saúde, Centro de Saúde, Hospitais, Clínicas, Ambulatórios;

Movimentos Sociais Populares: associação de bairros e/ou moradores, movimentos populares; comunidade de base, núcleos de produção comunitária e cooperativas;

Previdência Social: órgãos da previdência social pública ou privada ao nível federal, estadual e municipal;

Área Empresarial: indústrias, empresas públicas e privadas, órgãos patronais de Serviço Social (SESC, SESI e SSR);

Educação: Secretarias de Educação, escolas públicas e particulares, Centros de Educação Especial, Centros de Readaptação de Crianças, Universidades;

Área Sócio-Jurídica: Secretarias de Segurança Pública, Delegacias, Forças Armadas, Penitenciárias; Tribunais de Justiça, Promotorias, Defensorias Públicas e Serviços de Assistência Jurídica;

Terceiro Setor: Organizações Não-Governamentais;

Conselhos de Políticas Públicas: Conselhos de Saúde, Conselhos da Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselhos de Idosos;

Ensino e Pesquisa em Serviço Social: ensino dos conteúdos específicos e supervisão de estágios em Serviço Social e desenvolvimento de pesquisas.

Como se tornar um Assistente Social?

Para se tornar um Assistente Social é necessário realizar o curso de graduação que possui duração de 4 anos.

Pelo fato do profissional tratar de dores da sociedade e lidar com diversos tipos de realidade, é fundamental a realização do curso para a atualização na área.

Graduação EAD em Serviço Social

Ao você optar por uma faculdade EaD em Serviço Social, você assume a responsabilidade de estudar por conta própria e se graduar em seu ritmo.

Após se matricular em uma intuição de ensino, o estudante receberá o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma de acesso a todos os materiais disponibilizados para o estudo de cada semestre.

Os materiais ficam disponíveis durante o semestre para que você reveja quantas vezes quiser.

O conteúdo do curso é planejado e preparado de maneira antecipada.

São separados vídeos de apoio, além da criação de atividades, que variam em seus formatos, podendo ser questões objetivas, debates em fóruns e até jogos.