(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Processos Gerenciais

Data da Publicação:

Processos gerenciais, esse nome é familiar para você? Talvez até hoje você não tinha ideia da existência desse curso de graduação ou ainda que soubesse, é bem possível que não saiba ao certo quem é este profissional ou o que ele faz.

Que tal descobrir mais uma área de atuação e os possíveis planos de carreira de um dos profissionais mais completos do mercado de trabalho?

Isso mesmo, o Gestor de Processos tem grande participação e atividades nas empresas. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre esse profissional.

O que são os processos gerenciais?

As empresas de modo geral possuem um padrão de funcionamento, diretrizes e metodologias que devem ser seguidas. Essas funções também podem ser chamadas de processos gerenciais.

O objetivo principal da criação desses processos é agilizar as demandas do dia a dia, colocar em prática as estratégias de modo mais eficiente, reduzir os gastos, entre outros.

Sabendo disso, é possível perceber a importância dessas ações e do profissional que está por trás dessas demandas gerenciando os processos.

Perfil do profissional de Processos Gerenciais

O profissional deve ter interesse na área administrativa, já que a graduação envolve as principais partes da gestão de uma empresa.

Além de possuir uma veia empreendedora, é uma característica fundamental ter espírito de liderança. Não se preocupe caso você seja tímido ou não saiba exatamente como liderar as atividades.

Essa característica, apesar de ser inata à algumas pessoas, pode ser desenvolvida com esforço e dedicação por outras.

Entendendo um pouco mais sobre o perfil desse profissional, veja agora quais são as áreas mais comumente seguidas por esse profissional.

 

Áreas de atuação do Gestor de Processos

O Gestor de Processos pode atuar nas mais diversas áreas. Ele pode optar por trabalhar com comunicação organizacional, marketing, recursos humanos, contabilidade e várias outras.

Por ser uma graduação generalista, a profissão atende a diversos segmentos do mercado. Os profissionais adquirem uma visão muito prática durante a sua graduação, por isso falaremos sobre os quatro principais setores em que ele pode atuar.

Comércio

O profissional aqui pode atuar como gerente de loja comercial, gestores em empresas que comercializam produtos, pesquisador e outras funções.

Indústria

Neste setor o profissional estará preparado para aplicar, desenvolver e gerenciar tecnologias de gestão dos processos de produção, sejam elas de bens ou serviços.

Para o trabalho na indústria é necessário que o profissional conheça cada etapa dos processos para gerenciar a produtividade e elaborar maneiras de reduzir custos de produção.

O uso de ferramentas e softwares nessa área é muito importante, pois elas funcionam como grandes auxiliares nos processos de gerência.

Os profissionais aqui podem atuar a frente de empresas, como gerentes e diretores. Podem ser também gestores de qualidade, responsáveis pelo desenvolvimento e prática de projetos.

Construção Civil

Na cadeia produtiva nacional, o setor da construção civil ocupa lugar de destaque. Por essa razão o profissional responsável por processos gerenciais é tão importante.

Os empresários do setor buscam soluções para que tenham gerenciamentos eficazes em seus processos.

Neste cenário, os gestores de processos implementam estratégias e criam planos gerenciais organizacionais, para que as empresas se tornem mais competitivas frente a outras organizações.

Os graduados em processos gerenciais podem atuar nesse setor como gerente de projetos, responsáveis pela cultura organizacional das empresas, além de estarem aptos a oferecer workshops sobre capacitação e desenvolvimento dentro das organizações.

Serviços

No setor de Serviços, o profissional de Processos Gerenciais poderá avaliar, gerir e criar estratégias para suprir a demanda de serviços, agregando valor aos negócios do cliente.

É comum que adquira técnicas de Modelagem dos Processos, Liderança e Desenvolvimento, Administração de custos e Posicionamento Estratégico do negócio.

Podem atuar como administradores, gerente de projetos e desenvolvedor de processos.

Como se tornar um Gestor de Processos?

Para se tornar um gestor de projetos é necessário a realização de um Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais. Durante a graduação o aluno irá aprender sobre as diversas áreas e será preparado para o mercado de trabalho.

Há quem diga que um Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais pode ser mais atualizado em alguns aspectos de mercado, quando comparado com o curso de administração. O profissional poderá desempenhar funções dentro ou fora de empresas e instituições.

A graduação tecnológica é necessária para que o profissional se prepare para as demandas que enfrentará após a sua formação, o que torna o diploma obrigatório para a atuação do profissional.

Graduação EAD em Processos Gerenciais


Independentemente da modalidade cursada na faculdade ser presencial ou a distância, é fundamental que o profissional possua um diploma de formação em processos gerenciais.
Para as pessoas que possuem uma rotina mais atribulada, existe a graduação a distância Tecnológica em Processos Gerenciais.

Chamada também de EAD, a graduação tecnológica a distância consiste na realização de um curso de forma remota, não exigindo que o aluno frequente as aulas presenciais diariamente de forma obrigatória.

Os materiais necessários para a formação do aluno podem ser encontrados em uma plataforma de aula virtual na qual o aluno, através do acesso cedido pela instituição, pode consultá-los nos mais variados dispositivos, formatos e quantas vezes desejar.

O EAD permite que o aluno consiga o seu diploma estudando no seu próprio ritmo, continuando com a sua rotina normalmente.