(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Pedagogia

 

Ensino a distância: Pedagogia

Data da Publicação:

 

A educação é uma das principais bases da sociedade. Através do estudo, muitas pessoas conseguem mudar a sua realidade e alcançar novas perspectivas na vida. Imagine agora você fazendo parte dessa história.

O pedagogo muitas vezes possui uma influência direta sobre o aprendizado e interesse dos alunos, além de ter o poder de mudar a maneira com a qual eles encaram os estudos, mas seu trabalho não para por aí. Quer entender mais sobre esse profissional? Continue a leitura deste post!

O que é a pedagogia?

A Pedagogia é uma ciência que tem como objetivos estudar os princípios, técnicas, estratégias e os métodos de ensino e aprendizagem. O usos dessas técnicas podem ser usadas tanto em sala de aula quanto em outras funções como a administração de escolas e a condução de assuntos educacionais de modo geral.

Ao procurar pelo curso de Pedagogia para realizar uma graduação, você pode encontrar dois modelos. São eles:

Pedagogia: para aqueles que desejam realizar a licenciatura nesse curso, com duração média de 3 à 4 anos. Nessa modalidade, são formados professores para a educação infantil, ensino fundamental e médio.

Os pedagogos licenciados podem atuar na área de gestão de escolas e na coordenação de treinamentos empresariais.

Pedagogia para licenciados: com duração de um ano, esse curso é destinado aos profissionais que já se graduaram anteriormente em alguma licenciatura, como Letras, Matemática, Física e outras áreas.

O curso é direcionado à capacitação do profissional em relação à gestão educacional. Esta especialização também serve para aqueles que desejam ampliar a sua atuação nos campos de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Perfil do profissional

Voltado a área escolar, existem duas principais áreas de atuação para o pedagogo, sendo a gestão de escolas e o magistério. Em ambos os casos, é necessário que o profissional seja proativo e não tenha preguiça em continuar se qualificando com o passar dos anos.

Pode-se dizer que o perfil do pedagogo é de um profissional que sabe se adaptar aos contextos que se faça necessário e que desenvolva o melhor trabalho possível dentro de suas condições, para afetar positivamente a realidade social e a cultura organizacional de onde venha a atuar.

Áreas de atuação do Pedagogo

Já faz parte do senso comum pensar no pedagogo como o profissional ligado a sala de aula. Esse conceito é limitante, considerando que existem diversas outras áreas em que ele pode atuar. Listamos abaixo para você:

Sala de aula

Vamos começar pela área mais imaginada pelas pessoas quando se trata desta profissão. A sala de aula é um dos ambientes mais desafiadores para o pedagogo, permitindo que ele atue em vários setores como a educação infantil, para trabalhar o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança.

Séries iniciais do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano, visando a alfabetização e compreensão da cultura. Educação para jovens e adultos que retomam os estudos depois de um tempo afastados das escolas.

Administração escolar

Os cargos de direção e coordenação escolar são possibilidades de atuação para o graduado em Pedagogia.

Na administração escolar, esse profissional é responsável pela gestão escolar, atuando na criação e acompanhamento de ações pedagógicas escolares. Essa é uma das áreas mais visadas pelos pedagogos.

Empresas

Poucas pessoas sabem dessa possibilidade de atuação do pedagogo. O profissional do ramo da Pedagogia Empresarial, tem o objetivo de promover conceitos básicos como a criatividade, o respeito, o trabalho em equipe entre outros valores dentro de uma organização.

Esse profissional é chamado às empresas para melhorar a atuação profissional e pessoal dos colaboradores. Seu principal alvo é a mudança comportamental dos funcionários de modo gradativo e consciente.

Tecnologia

O pedagogo pode atuar também como desenvolvedor de jogos e aplicativos voltados a área da educação. Nessa área, o profissional trabalha como um assessor para a equipe de desenvolvimento, com produção de conteúdos e metodologias.

Como se tornar um Pedagogo?

A profissão do pedagogo exige que este profissional seja cada vez mais qualificado e que possua um diploma para a sua atuação. Durante a graduação o profissional irá aprender a elaborar e aplicar metodologias na área de educação, além de aprender os melhores direcionamentos que devem ser seguidos na profissão.

Para a graduação, o aluno pode realizar um curso presencial ou a distância, não havendo distinção pelas instituições empregadoras referente a modalidade cursada.

Sendo assim, a fim de obter as melhores oportunidades do mercado e começar a sua graduação, o aluno poderá escolher a modalidade que seja mais atrativa para ele.

A graduação a distância é a opção ideal para quem possui uma rotina atribulada e deseja se graduar em meio aos horários irregulares. Entenda mais sobre a graduação em Pedagogia a distância.

Graduação EAD em Pedagogia

A graduação a distância em Pedagogia promove a utilização de metodologias que assegurem os processos de ensino e aprendizagem, para que eles aconteçam de forma assertiva.

O ensino a distância, também chamado de EAD, consiste na realização de uma graduação remota, na qual o aluno não tem a necessidade de frequentar as aulas presenciais diariamente em horários predefinidos.

Os materiais de estudo são disponibilizados durante todo o curso em uma plataforma de aula virtual na qual o aluno, através do acesso cedido pela instituição, pode consultá-los nos mais variados dispositivos, formatos e quantas vezes desejar.

Devido ao uso da tecnologia, a graduação a distância não é considerada mais como um estudo a parte onde o aluno não tem interação com outras pessoas. O EAD conta com o acompanhamento de tutores e professores, além de fóruns e bate-papos de alunos, que permitirá o compartilhamento de experiências ao longo do curso e crescimento do estudante.

O EAD garante a flexibilidade de horários para que aluno consiga adquirir o seu diploma, estudando no seu próprio ritmo.