(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Marketing

 

Data da Publicação:

O Marketing está mais presente em nosso dia a dia do que você imagina. Há muito mais participação desse profissional em processos básicos da produção e distribuição do produto do que é possível perceber.

As funções desse profissional vai muito além da criação de estratégias para a comercialização de um produto ou serviço.

Quando você pensa em Marketing e no profissional que desempenha essa profissão, o que vem a sua mente?

Caso você não saiba muito bem sobre o que pensar a respeito desse profissional ou não saiba exatamente qual a sua função no mercado, está no lugar certo. Vamos te explicar.

Continue com a gente e descubra quem é o profissional de Marketing, quais são as opções oferecidas a ele pelo mercado e como se inserir nesse meio.

O que é o Marketing?

Quando um serviço é planejado ou um produto é criado, para ser comercializado para os consumidores ele passa por vários processos. Engana-se quem pensa que a ideia surge e já vai para o mercado.

Antes da disponibilização, o produto ou serviço criado é testado para garantir segurança e satisfação para o consumidor. São observados também os melhores pontos de comércio para oferecer essa solução e são criadas estratégias para esse negócio.

Para auxiliar em todo esse processo está o Marketing. Ele é responsável pela estratégia de otimização dos lucros empresariais.

Através da adequação da produção e distribuição dos serviços ou mercadorias, é observado as preferências do consumidor, realizando pesquisas de mercado e finalmente após isso, o produto é distribuído, divulgado e entra o pós-venda.

O Marketing está por trás de muitos processos empresariais embora não seja diretamente reconhecido.

Perfil do profissional de Marketing

O profissional deve conseguir ver além do óbvio, para conseguir dar feedbacks sobre as situações reais.

Deve ser curioso, já que este profissional acompanha as tendências de mercado para criar estratégias.

O profissional também deve ser proativo, saber se comunicar de forma clara e objetiva, afinal, ele será o responsável por repassar a equipe as ações estratégicas que desenvolve.

Para trabalhar no Marketing, o profissional não pode ter medo de se arriscar e enfrentar novos desafios, já que em seu dia a dia terá que lidar com as mais variadas situações em diversas áreas de uma empresa.

O trabalho desse profissional é muito importante para o crescimento de uma empresa, pois é necessário ter um olhar crítico a respeito dos processos adotados, da satisfação do consumidor enquanto consome o produto ou adquire o serviço e do relacionamento criado ao longo desse caminho.

Veja as áreas em que esse profissional pode atuar!

Áreas de atuação do profissional de Marketing

Endomarketing

O Endomarketing é voltado a realização de ações internas da empresa. O profissional que trabalha nessa área tem como objetivo otimizar a qualidade do serviço.

Esse profissional elabora um planejamento com ações e atividades para o bem-estar dos colaboradores. A principal função nesse caso é evidenciar a empresa como um bom local para trabalhar, gerando mais engajamento por parte dos funcionários.

Marketing Digital

O Marketing Digital está cada vez mais em evidência. Devido a necessidade das empresas de se inserirem no ambiente virtual, serem vistas e engajarem os consumidores em suas causas, essa área está em expansão.

As principais ferramentas desse profissional são as mídias digitais. Através delas é possível construir um melhor relacionamento com os consumidores e desenvolver estratégias para que a empresa se torne mais conhecida.

Marketing Estratégico

Quando um produto está para ser disponibilizado no mercado, o profissional de Marketing faz um estudo prévio para dizer qual é o melhor momento para lançado.

Através de dados e estudos, o profissional de Marketing define a melhor época para o lançamento e cria o plano estratégico de comercialização.

Marketing Operacional

É a área responsável pela execução de campanhas e lançamento de produtos. Veja que o profissional de Marketing não é necessariamente o responsável por criar uma campanha publicitária.

Nesse caso, ele é quem deve fazer acontecer, buscando pelo auxílio dos profissionais corretos para que a divulgação do produto junto ao lançamento aconteça.

Marketing de Relacionamento

O Marketing de relacionamento é a área na qual o profissional tem um contato mais direto com os clientes e parceiros da empresa.

Esse profissional é responsável por criar um bom relacionamento com os clientes, utilizando os mais variados meios, como ligações, envio de brindes, e-mails promocionais e outros.

Neuromarketing

O neuromarketing analisa o comportamento do cliente, baseando-se em reações que acontecem em seu cérebro.

Assim ele compreende o que leva um consumidor a optar por uma marca ou outra, quais reações o leva a decidir por um produto ou o que o torna mais suscetível a compra.

Como se tornar um profissional de Marketing?

Para se tornar um profissional de marketing é necessário a realização de um Curso Tecnólogo em Marketing, salvo o trabalho com Marketing Digital, que não necessita de um diploma para a atuação e sim, especializações disponíveis no mercado.

Nos demais casos, como o profissional de marketing tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias empresariais, é necessário possuir formação para atuar na área.

Durante a realização do curso Tecnólogo em Marketing o aluno irá aprender sobre as diversas áreas da comunicação e da administração se preparado para o mercado de trabalho.

O profissional de marketing possui bagagem muito ampla, podendo atuar inclusive, como gestor de negócios devido aos conhecimentos adquiridos durante a graduação tecnológica.

Graduação EAD em Marketing

A modalidade do curso pode ser presencial ou a distância e o diploma é válido em ambas as situações. O fundamental para a contratação é a conclusão do curso e as qualificações do profissional.

A Graduação Tecnológica EaD em Marketing foi pensada para as pessoas que possuem uma rotina mais corrida e não querem deixar passar a oportunidade de se especializar.

O curso EAD consiste na realização do ensino de forma remota, não exigindo que o aluno frequente as aulas presenciais diariamente de forma obrigatória.

Os materiais necessários para a formação do aluno podem ser encontrados em uma plataforma de aula virtual na qual o aluno, através do acesso cedido pela instituição, pode consultá-los nos mais variados dispositivos, formatos e quantas vezes desejar.

A Faculdade Católica EAD disponibiliza todos os recursos tecnológicos para que você consiga uma formação de qualidade em Marketing, contando com profissionais preparados para atender às suas dúvidas.

O EAD possibilita que o aluno se gradue mantendo a sua rotina normalmente.