(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Logística

 

Ensino a distância: Logística

 

Data da Publicação:

 

Quando se trata de planejamento e preparação empresarial, você com certeza já ouviu falar do termo logística.

Isso acontece pois esse profissional é uma peça fundamental para o planejamento e aquisição de recursos. Muita gente pensa que ele é o responsável somente pelo transporte e armazenamento do estoque, mas vamos ver que suas responsabilidades vão muito além disso.

Saiba mais sobre o que é a logística, as principais atuações desse profissional e se encante por essa área!

O que é a Logística?

A logística envolve o processo de planejamento, execução e controle eficiente do transporte, movimentação e armazenamento de produtos, dentro e fora das empresas.

Uma execução bem feita nesses processos, garante que todas as etapas sejam cumpridas dando continuidade às demais atividades empresariais.

Afinal, toda empresa carece de recursos e materiais em estoque. A ausência ou o mal planejamento pode prejudicar todos os processos internos e os prazos preestabelecidos.

Perfil do profissional de Logística

O profissional deve ter interesse na área administrativa, já que a graduação envolve o planejamento mais voltado a área de gestão e gerência.

Além disso, é necessário ser responsável, estando preparado para assumir as responsabilidades pelas suas ações.

Organização é fundamental também, já que esse profissional desenvolve processos que deverão ser seguidos a risca para o bom funcionamento da empresa.

Entendendo um pouco sobre o perfil desse profissional, veja agora quais são as áreas mais comumente seguidas por quem escolhe essa profissão.

Áreas de atuação em Logística

Armazenagem

O responsável pela armazenagem determina o melhor aproveitamento do espaço para manter e armazenar o estoque.

Com isso ele deve saber a estrutura do local, como é o clima e ter domínio e entendimento sobre o tipo de estoque que irá armazenar.

Embalagem

Essa é a área responsável pela conservação dos produtos transportados. O profissional que atua nessa área deve garantir que a mercadoria chegue em perfeitas condições ao seu destino.

É necessário realizar um estudo sobre os materiais necessários para o transporte de cada tipo de mercadoria. Deve ser olhado não somente o menos custo, mas também a qualidade do produto e a segurança para que nada aconteça com a carga.

Questões como atrito, temperatura, peso no empilhamento das caixas e outros fatores, devem ser considerados para que a mercadoria não sofra danos.

Estoque

O profissional que seguir por essa área terá uma grande responsabilidade. A organização é fundamental.

Sua principal função é manter o estoque em ordem e com quantidade de materiais suficientes para atender as demandas da empresa, além de controlar os pedidos e relatórios de compra e venda.

Manutenção de informação

Os custos e o desempenho da empresa se mesclam para a realização das transações diárias.

Esse profissional deve encontrar os melhores custos benefícios para a empresa.O levantamento de custos é fundamental para todas as áreas.

Custos altos podem afetar a lucratividade, enquanto produtos ruins afetam a qualidade do serviço. Conseguir alcançar melhores preços em matérias-primas mais em conta são considerados diferenciais competitivos para esse setor.

Transporte

Os maiores custos logísticos estão nessa área. Cerca de dois terços dos gastos provêm dessa área, afinal, sem o transporte, nada acontece.

Um bom profissional para essa área avalia e melhora a cadeia logística e as opções de transporte. É sua função reduzir custos e ampliar a competitividade das empresas.

Aqui são definidos quem serão os transportadores, de acordo com o tipo de material, prazo e custos.

Supply chain management

Essa área é mais nova e pode ser considerada a evolução da logística. Nela, a visão vai além de processos internos, olhando também para parceiros de negócios.

O objetivo é alcançar a integração entre fornecedores, empresa e transportadoras, garantindo mais eficiência nos processos.

A vantagem desse tipo de gestão é que todos os envolvidos trabalham de forma mais sólida aumentando a competitividade do grupo.

Como se tornar um profissional em Logística?

Para se tornar um profissional dessa área é necessário a realização de um Curso Tecnólogo em Logística. Durante a graduação o aluno irá aprender sobre as diversas áreas e será preparado para o mercado de trabalho.

A graduação tecnológica é necessária para que o profissional se prepare para as demandas que enfrentará após a sua formação, o que torna o diploma obrigatório para a atuação do profissional.

Graduação EAD em Logística

Independentemente da modalidade cursada na faculdade ser presencial ou a distância, é fundamental que o profissional possua um diploma de formação em logística.

Para as pessoas que contam com uma rotina mais atribulada, existe a graduação a distância Tecnológica em Logística.

A graduação tecnológica a distância, também chamada EAD, consiste na realização de um curso de forma remota, não exigindo que o aluno frequente as aulas presenciais diariamente de forma obrigatória.

Os materiais necessários para a formação do aluno, são cedidos pela instituição e podem ser acessados através da plataforma de aula virtual na qual o aluno, pode consultá-los nos mais variados dispositivos, formatos e quantas vezes desejar.

O EAD permite que o aluno consiga o seu diploma estudando no seu próprio ritmo, continuando com a sua rotina normalmente.