(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: História

Data da Publicação:

Você gosta de viajar pelas páginas dos livros conhecendo antigos povos e diferentes civilizações? Que tal entender sobre como as coisas que ocorreram no passado influenciaram para que o mundo tenha se tornado o que ele é hoje?

Caso tenha se identificado com os interesses acima, o curso de história pode ser a graduação ideal para você. Imagine: estudar uma ciência que analisa os eventos passados tendo como referência um povo ou país específico?

Através da história, é possível deduzir uma perspectiva para o futuro, observando situações que se repetem ou atitudes comuns às pessoas nas mais variadas épocas. Saber sobre o passado desperta o seu interesse? Então continue a leitura e entenda mais sobre a licenciatura em história.

O que é a área de história?

A História é um campo de estudo que foca na interação do ser humano com a economia, cultura, sociedade entre outros aspectos em um determinado tempo. Ela está relacionada a pesquisas e investigações de fatos ocorridos no passado, baseadas em registros deixados por civilizações e povos antigos.

O entendimento do passado nos ajuda a compreender o mundo. A partir do momento que temos base para compreender o que fomos ou como as situações aconteceram, é possível construir sentido e entender como tudo se conecta no mundo.

Descobrir esses fatos por si mesmo, sem nenhuma base de estudo ou pesquisa torna todo o processo de entendimento muito limitado. Para isso existem os historiadores e pesquisadores, que se dedicam ao estudo e descoberta de registros antigos, além de sua interpretação para tornar toda a narrativa mais completa.

Existem também os profissionais responsáveis por passar essas informações adiante, para que toda a sociedade entenda ao menos os fatos mais importantes, e tenham referências para que os erros do passado não sejam repetidos.

Para essa profissão são fundamentais a capacidade de pensamento e leitura crítica, além de uma boa escrita. Saiba mais sobre as características e áreas de atuação desse profissional a seguir.

Perfil para o licenciado em História

O prazer pela leitura é crucial neste curso. A maior parte do trabalho do historiador é pesquisar e se informar sobre os acontecimentos da história da humanidade. Buscar mais informações e interpretá-las é essencial para esse profissional.

Estar sempre antenado a respeito das situações que ocorrem no país e ao redor do mundo é importante, pois ajuda o professor a criar conexões entre o passado e a situação atual. A habilidade de se comunicar, entender dúvidas e transmitir conhecimento também é útil para esse profissional.

Mercado de trabalho para o licenciado em História

O mercado de trabalho oferece muitas opções para o profissional licenciado em história, como professor em escolas públicas ou privadas de ensino fundamental e médio, e cursos para diversas especializações: preparatórios de concursos, vestibulares e demais certificações. Para lecionar em universidades é preciso ter uma formação ainda mais avançada, como uma pós-graduação.

O professor de história pode lecionar também em matérias afins, como Geografia, Filosofia e Sociologia, desde que possuam em sua grade de formação um número mínimo de estudos nessas disciplinas.

Engana-se quem pensa que o profissional licenciado em história se limita a lecionar em escolas, devido a sua formação. Além de ministrar em salas de aulas, o professor pode trabalhar também em museus, instituições de preservação de documentos, na área de pesquisa e elaboração de materiais didáticos.

A área de licenciaturas de modo geral carece de profissionais, o que facilita a empregabilidade. Em todo o país há necessidade da contratação de professores para a educação básica, tanto nas redes públicas quanto privadas.

Como se tornar licenciado em História?

Para se tornar profissional licenciado em História é necessário realizar um curso de formação acadêmica na área. Essa graduação costuma ter em média a duração de 4 anos. É fundamental que a instituição que o oferece o curso seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) para que o seu diploma seja reconhecido.

A Licenciatura em História pode ser realizada de forma presencial ou a distância. Cabe ao aluno entender as suas necessidades e preferências para então escolher a forma que mais combina com o seu estilo de vida e iniciar a sua graduação.

Graduação EAD em História

O ensino a distância, também conhecido como EAD, consiste na realização de uma graduação remota, ou seja, sem a necessidade de que o aluno frequente a aulas presenciais obrigatórias e diárias. Os materiais para o curso são disponibilizados em uma plataforma virtual onde o aluno através do acesso cedido pela instituição, pode consultá-los nos mais variados dispositivos, formatos e quantas vezes desejar.

Com o auxílio do EAD, é possível que o aluno consiga o seu diploma estudando no seu próprio tempo.

Gradue-se de forma segura e no seu ritmo!