(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Gestão de Qualidade

 

Ensino a distância: Gestão de Qualidade

Data da Publicação:

 

O que você sabe sobre a carreira do Gestor de Qualidade? Ao falar sobre gestão já imaginamos um profissional que usa roupas sociais, está atrás de uma mesa e possui muitos liderados. É o profissional que participa das reuniões mais importantes e está sempre por trás das melhores decisões e os avanços realizados pela empresa.

É preciso saber que esse profissional, antes de tudo deve ter valores sólidos, ser consistente nas suas ações e ser imparcial. Caso escute que você é uma pessoa justa, que não se deixa influenciar quando vai tomar decisões importantes, é aberto a críticas e sugestões você pode ter uma tendência a se tornar um Gestor de Qualidade.

Esse profissional deve ter como características também, o desejo de aprender continuamente, valorizar pessoas e processos, não somente resultados, além de saber delegar tarefas e dividir os sucessos e fracasso com a sua equipe.

Ser um Gestor de Qualidade é uma grande responsabilidade, porém, será que as ideias que temos ao imaginar essa profissão estão corretas? Continue a leitura e saiba!

O que é gestão de qualidade?

Todas as fases do processo de fabricação e comercialização, desde os fornecedores da matéria-prima até o acompanhamento de suporte e pós-venda fazem parte da Gestão de Qualidade. São atividades que tem como objetivo aperfeiçoar processos.

Está envolvido o processo produtivo, porém a Gestão de Qualidade engloba as rotinas administrativas como um todo, para obter maior competitividade e eficiência.

A Gestão de Qualidade é uma área na qual o profissional tem como meta estar o mais próximo possível da perfeição. Sendo assim, é necessário que ele treine equipes, aplique metodologias, avalie resultados, planeje soluções, corrija erros de percurso e recomece o ciclo toda vez que for preciso.

Áreas de atuação do Gestor de Qualidade

A Gestão de Qualidade está presente em todos os ramos e é um processo fundamental para as empresas. Um profissional que se especializa nessa área pode atuar nos diferentes departamentos e funções, veja a seguir alguns deles:

Auditoria

O Gestor de Qualidade pode atuar como auditor interno ou externo. Existem diferenças entre as funções, sendo que o auditor interno trabalha na própria empresa e avalia os processos de fabricação e as rotinas administrativas.

O auditor externo por sua vez, trabalha em organizações certificadoras e inspeciona as atividades de uma empresa, a fim de avaliar se ela está apta para a obtenção, manutenção ou renovação de um certificado de selo de qualidade. Ele também pode atuar como consultor para que as empresas se preparem para a aquisição do selo.

Certificação de qualidade

Para que uma empresa comprove que os seus produtos e procedimentos são de qualidade ela passa por uma série de auditorias para averiguar se estão sendo cumpridas as normas estabelecidas para o seu segmento de atuação.

Os exemplos mais conhecidos são o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), responsáveis por determinar padrões de qualidade dos produtos e serviços da indústria.

As normas nacionais são necessárias para uma empresa conseguir exportar os seus produtos, por exemplo. O ISO é um dos selos de qualidade mais conhecidos e garante a padronização das atividades de uma empresa.

O processo de aquisição dessa certificação não é simples. A empresa precisa de fazer ajustes nos processos internos, realizar treinamentos com o seu pessoal e promover mudanças comportamentais no ambiente para que consiga cumprir os padrões exigidos.

A manutenção da certificação é realizada pelo Gestor de Qualidade, que cuida dos procedimentos que a empresa deve seguir. É sua responsabilidade adequar as atividades produtivas e administrativas para que as normas sejam cumpridas. O treinamento dos colaboradores é um processo muito importante para que eles sejam capazes de cumprir os padrões exigidos.

A preocupação em adquirir o selo já foi exclusiva de grandes empresas. Essa realidade tem se alterado nos últimos tempos, pois empresas de pequeno e médio porte também buscam ser reconhecidas e obter qualidade máxima em seus produtos.

Modelagem de processos

O Gestor de Qualidade estuda e identifica os processos dos setores de uma organização para então, de acordo com os padrões estabelecidos, mapeá-los e adequá-los às exigências de qualidade. A ferramenta mais utilizada por este profissional são os indicadores de desempenho.

O profissional que atua nessa área também elabora e gerencia os indicadores, realiza as medições, divulgando essas informações aos decisores da empresa.

Como se tornar um Gestor de Qualidade?

Para se tornar um Gestor de Qualidade é necessário realizar um curso de formação acadêmica da área. Essa graduação costuma ter em média a duração de 2 anos, sendo um tecnólogo. Ainda que tenha a durabilidade um pouco menor que outros cursos, é fundamental que a instituição que o oferece seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

O tecnólogo em Gestão de Qualidade, pode ser feito de forma presencial ou a distância. Cabe ao futuro aluno entender as suas necessidades e preferências para então escolher a forma que irá se graduar.

Graduação EAD em Gestão de Qualidade

O ensino a distância também conhecido como EAD, consiste na realização de uma graduação tecnóloga de forma remota sem a necessidade de aulas presenciais obrigatórias e diárias. Os materiais para o curso são disponibilizados em uma plataforma virtual onde o aluno através do acesso cedido pela instituição, pode consultá-los nos mais variados dispositivos, formatos e quantas vezes desejar.

Com o auxílio do EAD, é possível que o aluno consiga o seu diploma estudando no seu próprio ritmo.

Gradue-se de forma segura e no seu ritmo!