(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Ciências Econômicas

Ensino a distância: Ciências Econômicas

 

Você é da área de humanas ou exatas? Essa discussão é muito comum entre os cursos, em que as pessoas que são de humanas dizem não gostar de matemática e os cursos de exatas, não curtem muito a falta de exatidão oferecido nos cursos de humanas.

Essas áreas porém, se entrelaçam no curso de Ciências Econômicas, já que os profissionais lidam com processos de distribuição de renda, produção de bens e serviços.

Quem atua nessa área precisa entender sobre Ciências Humanas e ter muito conhecimento matemático. Veja a seguir mais sobre esse profissional e suas áreas de atuação!

O que é Ciências Econômicas

As Ciências Econômicas é a área de ensino que estuda as atividades econômicas, através de sua aplicação prática. O profissional também analisa a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços.

O curso de Ciências Econômicas é considerado um curso de Ciências Sociais Aplicadas, já que demanda um conhecimento profundo sobre a sociedade e tem aplicações práticas na área da matemática e economia.

Perfil do profissional de Ciências Econômicas

O economista, como o profissional formado em Ciências Econômicas é chamado, estuda a produção, distribuição e o consumo de bens ou serviços. Ele precisa conhecer sobre o cenário econômico, político e social, elabora pareceres sobre a situação atual e faz projeções.

Por isso, é necessário que o profissional seja analítico, tenha uma visão ampla sobre a situação econômica dos mais variados setores, seja estratégico e saiba apresentar soluções para problemas financeiros.

Áreas de atuação do Economista

O profissional que se forma em ciências tem um amplo mercado para se decidir em relação a sua área de atuação.

Confira a seguir, quais são as profisso?s que o economista pode exercer.

Economia Ambiental

A área de economia ambiental relaciona aspectos econômicos ao meio ambiente. Um dos seus principais objetivos é minimizar os impactos e corrigir os danos causados pelo rápido crescimento de atividades econômicas.

Esse profissional deve buscar a preservação dos recursos naturais e avaliar as situações de prejuízo ecológico. Ele também analisa como a extração e a utilização de recursos podem afetar o crescimento ou limitar o sistema econômico.

Comércio internacional

O profissional de comércio internacional, será um mediador entre empresas de diferentes países.

Por essa razão, quem deseja atuar nessa área deve conhecer o mercado de todos os países envolvidos nas operações, já que ele cuidará dos processos de importação e exportação.

Economia Empresarial

Quando uma empresa deseja ampliar os seus negócios, colocar novos produtos no mercado, expandir de alguma forma e tomar decisões importantes, é necessário que ela saiba como está o mercado e faça um planejamento financeiro.

O economista é fundamental nesse processo. Ele analisará a viabilidade destes projetos e estimará o tempo de retorno do investimento aplicado.

Esse profissional ficará observando e estudando o mercado em busca de oportunidades para orientar as empresas sobre melhores momentos para investimentos e ações, visando o crescimento financeiro.

Mediação e arbitragem

O economista auxilia na resolução de disputas judiciais entre as empresas, podendo ter ou não que recorrer à justiça. O profissional precisará de conhecer bastante sobre os assuntos para realizar um trabalho responsável e que traga resultados.

Planejamento estratégico

Na área da economia, duas palavras muito recorrentes são: planejamento e estratégia. Sabendo disso, é possível perceber a necessidade de ter esse profissional no mercado.

O economista será o responsável nessa área, pela avaliação de riscos e oportunidades de mercado, para dar um direcionamento às organizações e empresas. Ele também orienta as fusões entre as empresas visando trazer melhores resultados com as parcerias.

Políticas públicas

O economista também atua no setor público desenvolvendo diversas funções. Na área de políticas públicas ele definirá questões como a política econômica que será adotada em municípios, estados ou até mesmo do próprio país.

Graduação EAD em Ciências Econômicas

Devido à grandeza da função e a importância das decisões do profissional, para se tornar um economista é necessário ser formado em um curso de graduação. Para atuar nesta área é necessário obter o diploma de Ciências Econômicas.

A graduação em Ciências Econômicas pode ser realizada tanto através do ensino presencial, quanto na graduação a distância.

O que mais conta na área é a capacidade de aplicação prática do aluno. O diploma EAD é tão valorizado quanto o diploma de um curso presencial, não havendo distinções após a formação do aluno.

Devido à rotina cheia, muitas pessoas não conseguem conciliar os estudos e dar foco aos seus objetivos. O curso de graduação a distância em Ciências Econômicas, veio para resolver esse problema.

O bacharelado em Ciências Econômicas a distância, possibilita ao aluno se formas de forma remota, ou seja, sem a necessidade de ir diariamente ao prédio da faculdade para assistir aulas de forma obrigatória.

 

O curso de bacharelado em Ciências Econômicas tem a duração regular de 4 anos e prepara o profissional para o mercado de trabalho, tornando-o apto a ingressar oferecendo um serviço de qualidade assim que finalizar a graduação.

Todo o material é disponibilizado no ambiente de aprendizagem virtual da instituição, permitindo que uma mesma aula seja vista quantas vezes forem necessárias.