(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Ciências Contábeis

 

Ensino a distância: Ciências Contábeis

Data da Publicação:

 

Você em algum momento já escutou pessoas falando sobre contabilidade e não faz ideia de qual é realmente o papel de um contador? Ou quem sabe tenha visto algo sobre a profissão e quer entender um pouco mais sobre este profissional? Para ambas as situações você está no lugar certo. Continue a leitura e veja mais sobre o profissional de contabilidade.

Atenção e talento com os números são as principais características do contador. É comum que esse profissional veja mais números do que pessoas no seu dia a dia pois, ele lida com planilhas, resultados, pagamento e recebimento de contas, impostos, demonstrativos de resultados e muito mais.

Vamos entender um pouco sobre o que é a contabilidade para conseguir imaginar o cenário de trabalho do contador.

O que é Contabilidade?

A contabilidade é uma ciência que tem como principal objetivo o estudo das variações ocorridas no patrimônio de uma empresa. Através dela são fornecidas informações úteis para a tomada de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa.

Todas as movimentações realizadas pela empresa são registradas pela contabilidade, que estuda, interpreta, controla e gera relatórios que possibilitam as tomadas de ações futuras da empresa. Em outras palavras, a contabilidade é responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e análise de resultados visando a apuração de lucros ou prejuízos em períodos determinados.

Áreas de atuação do contador

O contador tem muitas opções de áreas para trabalhar no mercado, sendo creditada por alguns como uma das profissões mais promissoras do mercado.

Veja agora algumas das oportunidades para esse profissional:

Auditoria

Essa é uma das áreas mais cobiçadas pelos profissionais de contabilidade. O auditor é o responsável por analisar e examinar todas as transações financeiras da empresa que são registradas de modo a certificar que não haverá brechas que prejudicam a saúde financeira da empresa.

O auditor poderá atuar em empresas, verificando procedência e veracidade dos procedimentos processuais e contábeis. No setor público este profissional atua na fiscalização de rendas da União, de Estados e Municípios.

Setor Público

O Setor Público é o queridinho dos profissionais que buscam segurança e estabilidade. A aquisição de um diploma em Ciências Contábeis possibilita diversas oportunidades de ingressar em cargos públicos.

Ao ser aprovado em um concurso, o contador poderá atuar como auditor fiscal, analista do Banco Central, controlador de arrecadação, contador público, auditor fiscal do Tesouro Nacional, e vários outros setores.

Assessoria

O assessor tem a função de acompanhar e averiguar as demandas contábeis das empresas que o contrata, visando potencializar o seu processo de tomada de decisões. Essa é uma das áreas mais concorridas da contabilidade, fazendo com que os profissionais para se destacarem atuem com excelência e precisão.

Algumas empresas quando começam as suas atividades não contam com recursos financeiros para ter um contador próprio. Sabendo, porém da importância desse profissional para o crescimento saudável do seu negócio, muitos empreendedores optam pela contratação do assessor, já que a assessoria fiscal, contábil e até mesmo pessoal, são fundamentais.

Análise financeira

O profissional que atua nessa área tem como principal função a realização da análise de documentos e relatórios contábeis, avaliando a situação financeira da empresa de forma crítica. A análise é realizada com o intuito de averiguar informações importantes que irão auxiliar na tomada de decisões sobre bons investimentos e necessidade de empréstimos.

Perícia Contábil

O perito emite laudos técnicos para solucionar processos judiciais relacionados a temáticas contábeis. Esse profissional está envolvidos em ações muito complexas e possuem muitas responsabilidades, o que tem como consequência, altas remunerações.

Setor Acadêmico

Alguns contadores optam por seguir a área acadêmica, focando em pesquisas relacionadas a área, escrevendo artigos, realizando palestras, prestando consultorias e compartilhando conteúdo em salas de aula.

Como se tornar um contador?

O primeiro passo para ser um contador é fazer o curso superior de Ciências Contábeis (ou Contabilidade). É importante realizar o curso em faculdades que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Ao escolher se tornar um contador, é preciso ter em mente que essa é uma profissão de grande responsabilidade pois, boa parte das decisões financeiras das empresas passarão por suas mãos. Este profissional deve ser muito atencioso e lidar bem com os números pois, essas características são diferenciais no seu ramo.

Para se incluir no mercado e possuir diferenciais, é interessante realizar cursos que auxiliem no direcionamento financeiro, conhecer ferramentas de registro precisas e realizar um curso de graduação. A faculdade de contabilidade pode ser feita de forma presencial ou a distância. Cabe ao futuro aluno avaliar as suas necessidades e preferências para então escolher a forma que irá se graduar.

A atuação profissional do contador exige um diploma de graduação, ou seja, é preciso se formar em uma faculdade para poder exercer a função. O mercado de trabalho oferece muitas chances para o contador, não perca mais tempo e se prepare para participar deste cenário e aproveitar as oportunidades.

Quer saber como?

Graduação EAD em ciências contábeis

O ensino a distância também conhecido como EAD, consiste na realização de uma graduação de forma remota sem a necessidade de aulas presenciais obrigatórias e diárias. Os materiais para o curso são disponibilizados em uma plataforma virtual onde o aluno através do acesso cedido pela instituição, pode consultá-los nos mais variados dispositivos e quantas vezes desejar.

Com o auxílio do EAD, é possível que o aluno realize a graduação e consiga o seu diploma estudando no seu próprio ritmo. O curso de Ciências Contábeis da prepara o aluno para fazer parte do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e se tornar um profissional diferenciado no mercado.


Gradue-se de forma segura e no seu ritmo!