(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: ADS

Data da Publicação:

Já parou para se perguntar como as coisas funcionam em seu computador ou na internet?

Melhor ainda, você sabe o que está por trás da matriz virtual de toda a informação que vemos durante o nosso dia a dia?

O que vemos em telas de computadores, celulares, tablets e video-games, de forma estruturada e organizada, são os layouts formados por códigos.

Página de códigos por trás da tela.

Todos os sistemas são regidos por códigos para o seu funcionamento.

Já entrou em alguma página da Web que deu um erro ou que era exibida de forma muito estranha? Isso ocorre quando acontece um problema no código ou quando aquele determinado código não tem permissão para funcionar nas condições em que o seu computador se encontra.

Estes códigos funcionam como uma linguagem, que é interpretada pelas máquinas para o seu funcionamento.

O que os profissionais de análise e desenvolvimento de sistemas tem a ver com essa história? Eles são os responsáveis pela criação destes códigos.

Este profissional é cada vez mais valorizado no mercado, há quem diga que a linguagem de programação daqui a um tempo será tão importante quanto o inglês para o dia a dia.

Quer conhecer mais sobre este profissional? Continue a leitura e veja mais!

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é uma graduação que permite ao profissional analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implementar e cuidar da manutenção de sistemas computacionais e softwares.

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a criação de sistemas informatizados, como a programação de computadores, criação e desenvolvimento de softwares, além da ampliação e melhorias de equipamentos tecnológicos.

Perfil do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é bastante variado, contando com pessoas mais introspectivas à pessoas mais extrovertidas.

São características comuns a estes profissionais, um perfil organizado, criativo e uma visão holística, capaz de conseguir transcrever sua visão nas funcionalidades que os sistemas que produz devem possuir.

É um profissional especializado em resolver problemas.

Áreas de atuação do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O profissional que faz este curso está aberto à muitas possibilidades, não podendo ser definido somente como analista ou desenvolvedor.

As áreas de atuação são muito variadas, abrindo espaço para que o profissional se especialize e atue em papéis diferentes. Veja a seguir algum deles.

Administrador de Banco de Dados

Este profissional é o responsável por implantar e cuidar dos bancos de dados das empresas.

O mercado está muito aquecido para este profissional. Este é um cargo de muita importância. Os bancos de dados contém informações muito sensíveis a respeito da empresa, por esta razão, precisam de uma atenção dedicada a eles.

Caso haja algum problema no banco de dados, a empresa pode perder informações importantes e ser exposta.

Administrador de Redes

O analista é responsável por garantir a segurança das informações compartilhadas em redes determinadas.

Ele realiza a implementação dos sistemas, as instalações de equipamentos necessários, parametrizações e configurações de sistemas informatizados.

Projetista

Este profissional é o responsável por desenvolver, implantar e manter sistemas de informação. Ele usa recursos como softwares e hardwares para desenvolver novos sistemas.

A área do projetista também permite que ele adeque os sistemas da empresa para determinados sistemas de informação, com o objetivo de melhorar e automatizar processos.

Desenvolvedor

Os desenvolvedores são criadores natos. Esta área promove o desenvolvimento e produção de softwares utilizando os métodos mais adequados a casa sistema.

Ele pode desenvolver códigos para o funcionamento de equipamentos, sites, lojas virtuais, brinquedos, sistemas de seguranças e outros.

Como se tornar um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

 

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas precisa de um conhecimento mais técnico a respeito de programação, linguagens e códigos.

Por esta razão, é bom ter um curso ou graduação na área para ser mais visado pelo mercado.

A graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem a duração de 2 anos e meio.

O tecnólogo é geralmente mais escolhido pelas pessoas que possuem urgência em se inserir no mercado e aprender de forma prática e aplicável.

A graduação tecnológica irá preparar o profissional para assumir as responsabilidades geradas no dia a dia deste universo.

O diploma abre portas, pois comprova que o profissional está apto e passou por diversas áreas de conhecimentos necessárias para a execução da profissão.

Graduação EAD em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Existe a possibilidade de realizar a graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de forma presencial ou a distância.

Devido à rotina corrida, várias pessoas não conseguem buscar seus objetivos e iniciar uma graduação. O curso EaD tecnológico permite que as pessoas se graduem com horários flexíveis e no seu próprio ritmo.

Os materiais necessários para a formação do aluno podem ser encontrados em uma plataforma de aula virtual em que o aluno irá, através do acesso cedido pela instituição, consultá-los quantas vezes desejar, nos mais variados dispositivos com acesso à internet.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas prepara o aluno para fazer parte do mercado e se adaptar rapidamente a todas as mudanças que ocorrem em sua área.