(31) 3332-0875
Blog

Ensino a distância: Administração

Data da Publicação:

Quem é o administrador? Qual a função desse profissional? Com o passar do tempo criou-se a história de que os administradores são profissionais que escolheram o curso pois não sabiam em que se graduar.

Porém, ao estudar um pouquinho mais sobre a função desse profissional, é possível perceber o quão completa é essa profissão e como o administrador é fundamental para as empresas.

Afinal, você sabe de fato o que esse profissional faz? Continue a leitura para entender várias de suas características e funções.

O que é a administração?

A administração é uma ciência que tem como foco a sistematização das práticas usadas para administrar. Nessa área é possível gerir os recursos humanos e materiais da empresa para aproveitar o melhor que eles tem a oferecer.

Todos os propósitos da administração são focados em um objetivo específico, ou seja, alcançar as metas que foram definidas previamente. Por essa razão, existem quatro funções administrativas principais, sendo: organizar, planejar, dirigir e controlar o que ocorre na empresa.

Trata-se de perceber uma melhoria ou falha, planejar a ação, organizar os recursos, gerir a execução e mensurar o que acontece, controlando os resultados para a continuidade ou interrupção da ação.

Imagine só, como funcionariam as empresas caso não existissem administradores para traçar estratégias e coordenar a sua execução. Os processos seriam falhos e provavelmente estaríamos em meio a um caos.

Conseguiu perceber a importância da administração para a nossa sociedade? Então veja a seguir qual é o perfil do administrador e muito mais.

Perfil do profissional

O administrador deve ter características que o classifica como um bom profissional, como compromisso, pontualidade, entusiasmo, organização, além de interesse nas áreas de gestão e finanças.

Esse profissional também pode ser avaliado pelas suas habilidades e competências sociais, sendo características bem atrativas para a profissão: liderança, autocontrole, boa didática, conversação, carisma e outros.

É claro que o mesmo profissional, não necessariamente deve possuir todas as características citadas anteriormente, entretanto, quantas mais fizerem parte do seu perfil, melhor.

A boa notícia é que muitas dessas características podem ser adquiridas com dedicação e preparação, então se você tem interesse na área, faça cursos, workshops entre outras especializações para ser um profissional mais atrativo para o mercado.

Áreas de atuação do Administrador

Caso todas as áreas possíveis para a atuação do administrador sejam mencionadas aqui, este post terá pelo menos 2 horas de leitura, pois o administrador é um profissional tão completo que ele pode atuar nas mais variadas áreas.

Sabendo disso, separamos algumas áreas que mais se destacam entre os profissionais, veja!

Administração de empresas

Quando o curso de administração é iniciado, a gestão de empresa sempre é o foco inicial do graduando. A administração de empresas pode ser realizada com os cargos de diretoria, ou com funções delegadas pelos diretores.

Esse profissional pode definir as metas, acompanhar e criar estratégias para que os resultados sejam alcançados, gerir e liderar a equipe durante sua execução.

O administrador de empresas tem em suas mãos uma grande responsabilidade, já que as suas ações irão refletir de maneira direta no mantimento e crescimento do negócio.

Administração financeira

Ações como concessão de crédito para clientes, planejamento financeiro, análise de investimentos e o controle de estoque são de responsabilidade do administrador.

O desenvolvimento da empresa, o estudo para a aquisição de recursos, o controle de gastos e muitas outras atividades são de responsabilidade da gestão financeira.

Administração Pública

O administrador público trabalha a favor do interesse público e dos direitos do cidadão.

A administração pública está organizada de forma a reduzir processos burocráticos. Podendo atuar em prefeituras, setor de educação e outras áreas públicas.

O profissional que trabalha na administração pública é chamado de gestor público, e tem uma grande responsabilidade para com a sociedade, devendo fazer a gestão e administração de matérias públicas, sempre transparecendo as ações, sendo éticos e agindo conforme as normas legais estipuladas.

Gestão da Qualidade

O administrador pode atuar como gestor da qualidade nas empresas. Essa área exigirá que o profissional treine equipes,crie e aplique metodologias, avalie resultados e planeje soluções.

Esse profissional pode atuar dentro das empresas como responsável pelos processos, sempre buscando a aplicação de melhorias para o negócio.

Como se tornar um Administrador?

Para ser um administrador, é necessário possuir formação na área. O profissional precisa de uma visão sistêmica e pensar estrategicamente para projetar cenários e posicionar as empresas de maneira assertiva em um ambiente em constante mudanças. Essas competências são desenvolvidas ao longo do curso.

Graduação EAD em Administração

É fundamental que o profissional possua um diploma de administração, independentemente da modalidade cursada na faculdade ser presencial ou a distância.

Para as pessoas que possuem uma rotina mais atribulada, existe a graduação a distância em administração. Também conhecido como EAD, o curso consiste na realização de uma graduação remota, não exigindo que o aluno frequente a aulas presenciais obrigatórias e diárias.

Os materiais necessários para a graduação são disponibilizados em uma plataforma de aula virtual em que o aluno, através do acesso cedido pela instituição, pode consultá-los nos mais variados dispositivos, formatos e quantas vezes desejar.


O EAD permite que o aluno consiga o seu diploma estudando no seu próprio ritmo. O curso de Administração prepara o aluno para fazer parte do mercado e se adaptar a todas as mudanças que ocorrem em sua área.