(31) 3332-0875
Blog

EAD:avanços e desafios dos cursos nessa modalidade

EAD: os avanços e desafios dos cursos nessa modalidade

Data da Publicação: 04/02/2020

 

Os cursos realizados a distância, também conhecidos como EAD, com o passar dos anos tem se popularizado.

A conquista crescente do espaço educacional se da devido as inúmeras vantagens oferecidas pelo curso, como a possibilidade de se graduar sem sair de casa.

Ainda que já conhecido e popularizado, os cursos a distância ainda enfrentam alguns desafios.

Veja a seguir como o EAD tem avançado e quais são os desafios enfrentados pelos cursos nesta modalidade.

 

Avanços do EAD

Desde quando os cursos EAD começaram a ganhar espaço em 2000, muitas mudanças ocorreram. O avanço tecnológico e a adaptação das pessoas ao que a internet oferece, facilitou a aceitação e buscar pela graduação desta forma.

Antes dos anos 2000 já existia a educação a distância, através dos cursos por correspondência. Pode-se dizer que eles foram os primeiros passos do EAD que conhecemos hoje.

Os cursos por correspondência, no entanto, funcionava de uma forma burocrática e era realizado em um tempo mais longo, devido à necessidade de enviar os documentos e receber os feedbacks por cartas.

Com a criação e ampliação da internet, cada vez mais o espaço entre o professor e o aluno foi encurtado, permitindo que os cursos a distância chegassem ao patamar que se encontram.

A medida que são criadas ferramentas e plataformas que possibilitam uma melhor comunicação, mais o ensino a distância consegue realizar melhorias.

A tecnologia é a principal aliada do avanço EAD. Plataformas para a disponibilização do material estão mais acessíveis e os vídeos podem ser assistidos de todo lugar, desde que tenham acessoa a internet.

O ensino a distância superou o desafio de aproximar professores e alunos de forma eficiente e simplificada.

Devido os avanços, o EAD pode oferecer algumas comodidades aos alunos, como:

  • Possibilidade de assistir a mesma aula quantas vezes quiser;
  • Estudar nos períodos livres do dia;
  • Fácil acesso aos materiais;
  • Variedade de dispositivos de acesso, como smartphones, tablets e notebooks.

Pode ser considerado também o valor que é economizado com transporte e alimentação quando o ensino é realizado a distância.

Mesmo com o crescimento e a confiança que o EAD adquiriu dos alunos, alguns desafios ainda são enfrentados pela educação a distância. Confira!

 

Desafios EAD

Ao falar sobre os desafios EAD podemos considerar os obstáculos enfrentados pela modalidade quanto os que aparecem ao longo do curso para os alunos.

Muitas pessoas possuem dúvidas referentes a qualidade e aprendizado dos cursos EAD. Por ser realizado a distância, é criada a dúvida sobre a capacidade do aluno ter aproveitamento.

É importante ressaltar que, o aluno terá contato com a matéria, assim com no ensino presencial e poderá retirar as dúvidas com os professores online. O medo criado é apenas um mito sobre a realidade do aluno EAD.

Outro medo criado, que acaba afastando os alunos dos cursos EAD, é o mito do mercado de trabalho. É pensado que as empresas não valorizam os alunos que se formaram por esta modalidade.

A aceitação do mercado é positiva, já que os alunos EAD desenvolvem várias características pessoais que o tornam mais atrativo. O diploma não tem nenhuma sinalização a respeito da modalidade na qual o curso foi realizado.

O aluno EAD também deve ter dedicação para concluir o curso e se dedicar as matérias. Um dos maiores desafios enfrentados pela modalidade são os mitos criados que acabam deixando os possíveis alunos com receio.

Para entender melhor o que é mito e verdade no EAD, leia o post: Desvendando os mitos do ensino a distância.

Os cursos também oferecem alguns desafios para os alunos. Continue a leitura e veja quais são.

Desafios dos cursos EAD

O EAD oferece alguns desafios para os alunos. Engana-se quem pensa que é fácil se graduar através desta modalidade e que não é necessário ter dedicação.

A liberdade oferecida pelo curso EAD pode ser confundida com facilidade. É necessário ter cuidado. Algumas pessoas não sabem lidar com a liberdade de estudar a distância e acabam se perdendo nas datas e matérias.

É necessário ter muita dedicação e organização para se sair bem no ensino a distância. O foco é um dos desafios principais enfrentados pelos alunos EAD.

Tenha sempre em mente os objetivos que serão alcançados após a sua formação. Assim fica mais fácil manter o foco.

Agora que você sabe mais sobre os avanços e as dificuldades enfrentadas pelo EAD e seus alunos, que tal conhecer mais sobre os cursos dessa modalidade?