(31) 3332-0875
Blog

EAD quantas horas estudar por dia?

EAD quantas horas estudar por dia?

Data da Publicação:

 

O ensino a distância cada vez mais está ganhando força no Brasil. Através dessa modalidade, diversas pessoas que não dispunham de tempo, ou que não possuem faculdades em sua cidade estão conseguindo realizar a sua graduação.

A correria do cotidiano e a distância são as principais vilãs quando o assunto é a realização de uma graduação ou especialização.

Algumas pessoas, porém, possuem muitas dúvidas em relação ao modo de se organizar e não entendem como é possível conciliar os estudos as demandas do dia a dia.

Sabendo dessas dificuldades, vamos responder ao questionamento "Quantas horas estudar por dia no EAD?", e daremos também algumas dicas de como organizar a sua rotina de estudos.

Programe a sua rotina com o EAD

Ter disciplina é fundamental para os alunos EAD. Isso porque toda a rotina é programada pelo aluno, sendo ele responsável pelo horário de estudo, local, quantidade de matérias que serão vistas entre outros.

Os alunos que não possuem disciplina para estudar sozinhos, podem acabar desistindo do curso.

Caso você tenha disciplina e esteja se questionando quanto tempo estudar, continue lendo e descubra.

Quantas horas estudar no EAD?

O indicado para um bom desempenho no estudo a distância, é que o aluno se dedique por pelo menos de 4 a 5 horas por semana.

Entende-se que esse é o tempo mínimo necessário para o entendimentos dos conteúdos, a resolução dos exercícios, além da possibilidade de surgirem dúvidas que devem ser tiradas.

Fazendo a divisão, o aluno deve se dedicar cerca de 1 hora e meia a 2 horas e meia por dia se dedicando aos estudos.

O EAD oferece mais flexibilidade, mas também requer o compromisso do aluno. Por mais que pareça que esse tempo de estudo diário seja muito, ao compararmos com o presencial, é possível perceber a diferença.

A carga horária diária de alunos que estudam presencialmente varia de 2 à 4 horas na instituição de ensino, além do mais, é necessário que ele compareça ao local, gastando mais pelo menos uma hora em transporte.

Ainda que o curso seja feito de forma remota, sem a necessidade de comparecer à instituição, ele não deixa de ser uma graduação.

É praticamente impossível se formar em uma graduação estudando 15 minutos por dia, ou não se organizando para se dedicar às aulas.
Veja a seguir algumas dicas de como adaptar a sua rotina para que a sua formação EAD seja produtiva e simples.

Respeite a sua realidade

O curso EAD é muito flexível e muitas instituições que trabalham com essa modalidade, possibilita que o aluno consiga montar a sua grade. Sendo assim, é mais indicado que as pessoas ao perceberem a falta de disponibilidade, montem grades menores.

Conseguir se graduar, ainda que em um tempo maior é mais relevante do que se frustrar por não conseguir conciliar todos os compromissos.

Respeite o seu limite e a sua realidade para que a sua graduação seja mais tranquila e prazerosa.

Organize uma agenda de estudos

Monte um cronograma de estudos. Independente das ferramentas que você tenha acesso, é importante criar uma agenda de estudos.

Seja uma planilha no excel, um documento no word, um planner, ou uma folha escrita à mão com as separações de tempo de estudo e matéria, é importante para o seu controle.

O cronograma ajudará a visualizar de forma rápida e prática tornando o seu estudo mais objetivo e aplicado.

Defina prioridades

Quem prioriza tudo, acaba por não dar prioridade para nada. Caso você veja todas as suas atividades diárias como super importantes e não dê a elas pesos diferentes, chegará o momento que você não saberá mais por onde prosseguir.

Para conseguir se planejar, é importante definir as prioridades segundo as demandas da sua rotina em um dia que você estiver tranquilo.

Caso essa análise seja feita em meio a correria do dia, as suas prioridades podem ser tendenciosas.

Olhe as datas de suas atividades e se organize colocando a frente as que possuem prazos mais curtos e devem ser entregues antes.

Defina o melhor horário de estudos

Qual é o melhor horário de estudos para você?

Imagine que na parte da manhã você consegue absorver muito melhor as matérias e o melhor, você tem essa parte do dia disponível.

Então se organize para conseguir estudar nesse horário. Coloque as demais demandas ao longo do dia.

Algumas pessoas, porém, não possuem tempo disponível para estudar no momento de maior facilidade na absorção de conteúdo. Ainda assim é importante ter um horário definido.

O horário de estudo quando repetido dia após dia tornará esse momento mais tranquilo e você ficará habituado a estudar sempre no mesmo período com o passar do tempo.

A jornada do ensino à distância precisa de dedicação por parte do aluno e uma boa estrutura por parte da instituição.

 

Conheça mais!