(31) 3332-0875
Blog

Cursos da área de Gestão e os seus benefícios

Cursos da área de Gestão e os seus benefícios

Data da Publicação:

 

A graduação em administração é um dos cursos mais procurados no Brasil devido ao fato de ser um curso mais generalista, que forma um profissional capaz de atuar em setores variados de uma empresa. O profissional é necessário em empresas de todos os segmentos e portes.

O administrador gerencia uma organização, planeja os gastos e os custos dos recursos, enquanto otimiza outras ações com o intuito de atingir os melhores resultados. Outro trabalho importantes é a liderança dos processos organizacionais e a movimentação das pessoas dentro da empresa para o cumprimento de metas, são de responsabilidade dos administradores.

O profissional que se gradua em administração está apto para gerir vários setores de uma empresa, como o RH (Recursos Humanos), logística, financeiro, marketing, supervisão e até mesmo cargos de CEO (Diretores Executivos) em grandes corporações.

A visão desenvolvida pelo graduando em administração ao longo do curso permite ao profissional pensar estrategicamente, possibilitando a ele projetar cenários e posicionar empresas assertivamente no mercado, buscando criar possibilidades em meio a constantes mudanças.

Para quem se interessa na área de gestão, porém considera o curso de administração muito amplo, é interessante conhecer outros cursos voltados a esse tema. Confira a seguir dicas de cursos de gestão com direcionamentos diferentes e descubra com qual você mais se identifica!

Gestão Comercial

O gestor comercial atua com o planejamento da venda de soluções oferecidas por uma empresa, sendo ela produtos ou serviços e realiza ativamente a busca por clientes, também conhecida pelo termo prospecção com o intuito de gerar maior renda para a empresa.

A principal função desse profissional é definir estratégias e gerenciar a equipe de vendas, alcançando os números projetados para as empresas de diversos segmentos o que faz necessário ter conhecimento sobre marketing, logística, economia e tributação.

Através de estudos sobre o seu mercado, o gestor comercial desenvolve estratégias para atrair clientes, instruir a equipe de vendas, definir metas através do planejamento empresarial, além de mensurar os resultados, criar novas estratégias e fazer modificações sempre que necessário.

O Tecnológo de Gestão Comercial terá disciplinas básicas como administração, economia e contabilidade, e matérias mais específicas como marketing, logística, promoção de vendas e pesquisa de mercado.

O mercado para esse profissional é muito amplo, possibilitando a execução de cargos como assistente comercial, promoção de vendas, gerente comercial ou marketing de relacionamento cuidando do pós-venda com o cliente. O gestor poderá também atuar de maneira autónoma como consultor.

Agronegócios

O tecnólogo formado em Agronegócios planeja e acompanha as atividades de agropecuária de uma empresa rural. Sua função é administrar a empresa, apoiado na equipe técnica no campo, mensurando os insumos e os serviços necessários à lavoura e a criação de todo tipo de rebanhos rebanhos.

Sempre em busca de conhecer novas tecnologias, o profissional visa melhorar a produção e otimizar os recursos e a produtividade da criação. Quando atuante na indústria, é responsável por coordenar, beneficiar, armazenar e comercializar os produtos agropecuários.

O profissional de agronegócios pode atuar no campo e na indústria, exercendo funções distintas, sendo um administrador rural, consultor, inspetor, fiscal e desenvolvedor de produtos voltados a área. Possuindo assim um amplo mercado de trabalho.

Gestão de qualidade

O gestor de qualidade é responsável por acompanhar os processos como prestação de serviços a empresas e a indústria. Os principais objetivos desse profissional são manter a qualidade das soluções oferecidas pela sua empresa e o aumento da produção.

A atuação do profissional é ampla, podendo trabalhar em instituições financeiras, fábricas prestadoras de serviços e estabelecimentos de ensino e comerciais. O seu foco é direcionado para os padrões internacionais de normatização.

Gestão de RH

A Gestão de RH, conhecida também como Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, é um curso que forma profissionais que tem como principal objetivo potencializar as habilidades de colaboradores de uma empresa.

As atribuições desse profissional consiste em mapear e avaliar a competências, recrutar e selecionar pessoas. São de sua responsabilidade desde a elaboração de políticas de benefícios ao planejamento de cargos e salários dos colaboradores.

O profissional deve ser capaz de identificar de forma imparcial pontos que devem ser reforçados ou melhorados em sí próprio e nos demais. Outra característica importante desse colaborador é a sua obrigação de ser referência em conduta, ter boa comunicação interpessoal, foco em resultados e ter capacidade de gerir conflitos.

São locais de atuação desse profissional, departamento pessoal, consultoria de recursos humanos, recrutamento e seleção, treinamento, capacitação e desenvolvimento de carreiras.

Gestão Pública

O profissional que se forma em Gestão Pública pode atuar nas três esferas de governo. Para exercer a sua função é necessário conhecer a legislação do setor, contabilidade e técnicas de gestão.

Como funções o profissional irá planejar, implantar e avaliar projetos e programas de políticas públicas, podendo ser direcionadas para o crescimento local e regional. Os gestores públicos que trabalham em empresas privadas, geralmente são terceirizados que prestam serviços para a administração pública.

Baseando-se nos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação, o profissional irá planejar e executar projetos orçamentários e de recursos a sociedade. A estratégia seguida por esse profissional será sempre embasada na sua responsabilidade social, visando executar de modo sustentável as suas ações, tanto na administração de recursos patrimoniais quanto em outras formas de gestão.

São áreas de atuação desse profissional: gestão e administração pública, licitações, contratos, gestão no terceiro setor, sustentabilidade e responsabilidade social.

Vantagens dos cursos de gestão

Os cursos de gestão de modo geral promovem a autonomia e proatividade de seus profissionais. Ao realizar formações nessas áreas, o estudante estará desenvolvendo habilidades e adquirindo conhecimentos que permitirão a ele executar tarefas complexas com alta performance.

Outro benefício encontrado na realização de cursos de gestão é a independência. Ao se formarem os profissionais podem iniciar os seus próprios negócios, pois terão habilidades para administrar de forma eficaz a própria empresa.

E você? Com qual dos cursos focados em gestão citados acima se identificou mais?

Conheça o ensino a distância da UCA BH e realize um curso de gestão sem sair da sua casa, no momento que for mais conveniente para você.
Os tecnólogos de gestão irão preparar você para as demandas do mercado, além de possibilitar que você planeje e comece o seu próprio negócio. Não perca mais tempo!

Conheça os cursos de gestão da Faculdade Católica e aproveite todas as vantagens proporcionadas!