(31) 3332-0875
Blog

Como o MBA pode transformar a minha carreira?

 

Como o MBA pode transformar a minha carreira?

Data da Publicação: 19

 

Cursar uma graduação atualmente já não é mais um diferencial e sim, uma obrigatoriedade. Ser graduado é um requisito básico para ingressar no mercado de trabalho. Sendo assim, é preciso encontrar formas de se qualificar cada vez mais para ocupar posições de destaque.

O mercado exige do profissionais um perfil cada vez mais autônomo e que consiga se desenvolver através das suas próprias habilidades. São exigidas nas vagas de emprego características como flexibilidade, resiliência, foco e busca constante por aprendizado.

Para as empresas, é mais interessante a contratação de um colaborador que se dedica as suas tarefas e está em constante movimento para alcançar os objetivos da empresa, do que a contratação de um profissional acomodado com a posição que se encontra e que não busca maneiras de auxiliar no crescimento do negócio.

O MBA é um curso planejado para profissionais que não se contentam com a rotina e estão sempre em busca de algo a mais. A metodologia diferenciada oferecida nessa especialização torna os profissionais muito mais atrativos para o mercado de trabalho. Confira a seguir o porquê isso ocorre!

 

O que é o MBA?

O MBA é uma sigla para o termo em inglês Master in Business Administration. Refere-se a um curso direcionado para as pessoas que possuem o desejo de conhecer mais sobre as áreas de gestão e administração. Este curso é muito procurado por empreendedores, líderes, executivos e gestores que desejam ter uma visão mais aprofundada sobre o mercado em que atua.

O profissional que cursa um MBA possui maior facilidade em entender temáticas relacionadas a gestão e adquire alguns benefícios como:

 

Valorização do seu currículo

A realização de um curso MBA proporcionará não somente bagagem de conhecimento e habilidades, como também, a obtenção da certificação o tornará um profissional mais confiável e o seu currículo mais competitivo.

Na área de gestão e finanças, a realização de um MBA muitas vezes é pré-requisito para as vagas de gerência, além de ser um diferencial para funcionários que buscam promoções.

 

Aumento de salário

Um profissional que realiza especializações é mais visado no mercado de trabalho. A realização de um MBA poderá proporcionar um aumento salarial, visto que as empresas costumam valorizar o crescimento do funcionário e as suas contribuições para o negócio.

Em pesquisa realizada pelo site de empregos Catho, a remuneração de profissionais que investem em um MBA pode aumentar cerca de 50% devido à aquisição da certificação e valor agregado aos novos conhecimentos adquiridos.

 

Características do MBA

O curso conecta o aluno com várias ferramentas da área de gestão, proporcionando o contato com casos reais do próprio mercado em que o estudante está inserido. Por essa razão, o MBA é tão visado na carreira do profissional.

Processo seletivo

Ao contrário dos processos seletivos de vestibulares tradicionais, para realizar um MBA é necessário que a instituição aceite o aluno. Caso haja interesse em realizar o curso, em algumas instituições, ocorre uma análise de currículo, entrevista com o candidato e prova de redação. Em outras, podem realizar também a avaliação de proficiência em idioma estrangeiro, testes de lógica e matemática.

Há também uma verificação quanto à relevância temática do curso de graduação dos candidatos, assim como uma atenção quanto ao tempo de atuação no mercado por parte dos alunos. Esses requisitos são importantes para que o grupo seja mais experiente, maduro, objetivo e disposto a aceitar as atividades propostas pelos professores.

É necessário ter experiência no mercado

O MBA é uma formação voltada para profissionais já inseridos no mercado de trabalho que desejam ter ascensão nas suas funções. A duração, em alguns casos, tem cerca de 2 anos e meio, podendo variar da carga horária exigida e não garante aos alunos aprovados um diploma e sim, um certificado de conclusão.

A maioria das instituições pede para a finalização do curso, um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e/ou um artigo para a sua publicação. O aluno orientado por um professor redige um trabalho sobre algum aspecto abordado no programa relacionado a própria área de atuação.

Pode ser realizado a distância

O reconhecimento das habilidades e importância do MBA é unânime no mercado. O profissional que possui uma certificação de MBA se adapta facilmente a novos projetos e desafios.

Devido a falta de disponibilidade de muitos gestores e sabendo a importância para o profissional da realização deste curso, muitas instituições começaram a ofertar essa opção de maneira online. Assim, o curso pode ser realizado de maneira mais confortável se adequando às necessidades do profissional.

Você pode realizae um MBA a distância em:

- Estratégias de finanças corporativas;

- Gestão com pessoas e liderança

- Gestão contábil e finanças empresariais;

- Gestão estratégica empresarial;

- Marketing e varejo.

Para quem deseja realizar uma especialização com esse nível de responsabilidade é imprescindível verificar sobre a instituição que oferta o curso em ensino a distância, o conhecido EAD.