(31) 3332-0875
Blog

Como estudar engenharia a distância?

Como estudar engenharia a distância?

 

O ensino a distância vai muito além de licenciatura ou cursos tecnológicos. A princípio se imaginava que os cursos mais práticos como as engenharias e cursos voltados a área da saúde não poderiam ser feitos a distância.

Pode-se observar, no entanto que o EAD é uma modalidade de ensino em alta e que muitas pessoas optam por essa opção para realizarem sua graduação. Com os avanços do ensino a distância, cursos como engenharia passaram a ser requisitados nas instituições.

O curso de engenharia conta com a colaboração de vários recursos como jogos e bibliotecas digitais para que o aprendizado seja mais eficiente.

Veja a seguir como o EAD e a Engenharia podem ser somados para uma graduação tranquila e flexível.

Como funciona o ensino a distância?

O ensino a distância, também conhecido como EAD, se refere a uma graduação de forma remota sem a necessidade do aluno assistir aulas presencialmente.

Os materiais necessários são disponibilizados em uma plataforma de ambiente virtual para que o aluno, através do acesso cedido pela instituição, possa consultá-los em seus dispositivos, nos locais que preferir.

A graduação possui aulas práticas que são realizadas nas instituições, em um dia predeterminado no calendário para que os alunos se programem e compareçam.

Caso o aluno escolha essa modalidade de ensino, é necessário que ele esteja ciente que algumas aulas serão presenciais, para a realização de algumas provas ou entrega de trabalhos.

A frequência a instituição por alunos que realizam o curso de engenharia é um pouco mais alta do que o normal, porém os horários são definidos segundo a necessidade da maioria dos alunos ou pode ser aos sábados.

O aluno EAD é preparado para o mercado?

É interessante ter em mente que muitos mitos foram criados a respeito do ead. Um deles é que o aluno não se forma preparado para o mercado. Este boato assusta bastante e gera medo em algumas pessoas que optam por essa modalidade de ensino.

A realidade é que os alunos, sejam eles de ensino a distância ou presencial, irão se destacar no mercado e se preparar a partir de seu interesse. O aluno que leva o estudo na brincadeira, não estará pronto para encarar o mercado.

No caso do ensino a distância, é possível afirmar que o aluno que consegue o diploma desenvolveu ao longo do curso, características que o mercado valoriza.

Os gestores estão cada vez mais atrás de profissionais proativos, dedicados e autônomos para as suas empresas. Essas características surgem à medida que o aluno avança em sua graduação, deixando-o mais preparado.

A faculdade a distância além de preparar o aluno para o mercado com os conteúdos que serão necessários em sua formação, fará com que ele tenha características diferenciadas.

O aluno de engenharia EAD será preparado para atuar em todas as etapas de uma obra, como desenhos de plantas, escolha de materiais para os acabamentos, cálculos de custos, estudo do solo, análise de visibilidade, coordenação da equipe e planejamento elétrico e hidráulico.

Como estudar engenharia a distância?

A engenharia é um curso que exige diploma para que o profissional seja reconhecido no mercado e possa atuar. Ou seja, não é possível ser um engenheiro sem formação.

Para estudar a distância, a pessoa que deseja cursar engenharia deverá buscar uma Instituição de ensino confiável e de qualidade.