(31) 3332-0875
Blog

Aprenda a fazer um plano de estudos para as férias

Aprenda a fazer um plano de estudos para as férias

Data da Publicação:

 

O que o aluno EAD faz nas férias? Esse é o tempo de não estudar até se esquecer de como é ser alfabetizado? rsrs

Brincadeiras a parte, estudar requer um compromisso que vai muito além do período letivo e, para se tornar um profissional diferenciado dos demais, é interessante que você tenha um plano de estudos para o período de recesso.

Você pode estar pensando que as férias são períodos de descanso e que continuar a estudar é penoso. Saiba que você estará muito mais preparado caso se dedique aos estudos nas férias e veja esse período de outra forma.

Veja como fazer um plano de estudos, de forma que você consiga aproveitar as férias, mais não se esqueça por completo do que viu durante o período letivo.

Lembre-se que o seu objetivo, depende de você, da sua vontade e dedicação, por isso, tenha-o em mente para se manter focado.

Um planejamento pode e vai, facilitar muito a sua rotina de volta às aulas e o seu aprendizado.

Continue a leitura e saiba mais sobre como montar este planejamento.

 

Crie uma rotina

A rotina, no entanto deve ser leve, afinal, você está de férias, este não é o momento de exagerar. Não dosar o seu tempo de estudo poderá fazer com que você desanime e se frustre ao invés de ajudar a manter o ritmo de estudos.

Criar uma rotina é útil para que você mantenha um ritmo, ainda que as suas atividades estejam diferentes durante esse período. Este tempo também irá auxiliar para que você adquira mais conhecimentos e volte as aulas mais tranquilamente.

Essa também pode ser a oportunidade de colocar a matérias que ficaram atrasadas, em dia.

Com uma programação bem definida, ainda que nas férias, fica mais fácil alcançar os seus objetivos e atingir as suas metas.

 

Estude em um local tranquilo

É normal que nas suas férias, surjam várias distrações, a casa se torna mais cheia, a programação da TV mais direcionada, fazendo com que fique difícil manter o foco.

Encontrar um lugar tranquilo é muito necessário para que você consiga manter a atenção em relação ao que está estudando. Busque um local confortável e silencioso, no qual você possa aplicar as suas técnicas de estudo.

Ainda seguindo o pensamento de evitar distrações, desligue TVs, rádio, se deslogue das redes sociais, para que a sua atenção esteja voltada ao que você está vendo.

O ideal é que somente os materiais de estudo sejam a sua companhia e que o local esteja organizado e arejado, para que a experiência se torne mais agradável.

 

Encontre formas alternativas de estudo

Depois de um semestre estudando, é normal que você queira relaxar a mente. Ler livros e fazer exercícios, não são exatamente o tipo de distração que você está buscando.

Saiba que já existem muitos filmes e séries, por exemplo, que já relatam fatos e explicam informações das mais diversas. Estes são entretenimentos para que a sua jornada de estudo fique mais tranquila.

Existem também canais no YouTube que são mais específicos e apresentam as matérias de forma mais didática. Você aprende com pessoas que conseguem passar a matéria com outra dinâmica.

Os estudos ficam mais leves e você consegue aproveitar o seu tempo de forma produtiva.

 

Revise os conteúdos

Revisão também é uma forma de estudar. Encaixe em sua rotina matérias para serem vistas novamente.

O estudo não é feito somente de matérias novas, fazer revisões é imprescindível para o aprendizado. Inclusive, é recomendado adicionar a prática de revisar matérias na rotina para que ele se fixe bem em sua memória.

Todos temos aqueles dias em nossa rotina que nos sentimos mais cansados. Este é um bom momento para fazer as revisões.

Quando os horários estiverem apertados, você pode se propor a fazer as revisões, para relembrar a matérias. Assim você não se cansa tanto quando tiver que estudar.

 

Evite exageros

Por último, mas não menos importante, evite exageros. Nenhum excesso é recomendado.

Ainda que pareça que estudar muito é super necessário ou que se sacrificar nos estudos é algo positivo, saiba que o esforço em excesso foi romantizado e, por isto temos esta ideia.

É normal encontrar pessoas que são admiradas por apenas estudar e não se dedicar a nenhuma outra área de desenvolvimento pessoal ou lazer. Esta postura, no entanto, não é saudável.

É necessário estipular um tempo de estudo para ser seguido, de forma que não fique exaustivo. Caso você se entretenha com a matéria e passe do tempo programado, não tem problema. O que não é recomendado é forçar o aprendizado por horas consecutivas até que você não aguente mais.

O aprendizado, é limitado e deve ser realizado em parcelas para uma melhor absorção. Não troque o dia pela noite para estudar, nem se prive de boas noites de sono. O bom condicionamento do seu corpo tem impacto direto sobre o seu estudo.

Saiba ponderar o tempo de estudo confortável para a sua rotina. O importante é não perder o ritmo, tendo como prioridade o seu bem-estar e se respeitando.

Ao criar bons hábitos, se torna muito mais simples seguir uma rotina de aprendizado no ensino EAD.

É possível estudar nas férias de maneira leve e de forma que você adquira cada vez mais conhecimentos.

Para receber mais dicas de estudo e entender melhor sobre o ensino a distância, nos diga nas redes sociais. Conte para nós quais são os maiores desafios encontrados em sua rotina.

Veja mais dicas e fique ainda mais por dentro de técnicas de estudo para entender mais sobre os cursos a distância em nosso blog. Que tal dar uma olhada?