(31) 3332-0875
Blog

A realidade do aluno EAD

Data da Publicação:

A graduação a distância é vantajosa sob diversos aspectos, como o preço da mensalidade, economia de tempo, além de não necessitar de deslocamento e ter flexibilidade em relação aos horários de estudo.

Devido a estas comodidades que são amplamente divulgadas, principalmente a flexibilidade, muitas pessoas idealizam os cursos EAD como graduações fáceis e acabam se surpreendendo com as exigências do curso.

Antes de dar início a graduação EAD, é importante saber que todas as disciplinas possuem uma carga horária a ser cumprida e a modalidade também conta com algumas avaliações presenciais obrigatórias.

Descubra a realidade do aluno EAD, o planejamento de sua rotina e as demais atividades com as quais ele se depara durante o curso. Veja a seguir!

A realidade do aluno EAD

Os alunos do Ensino a Distância desenvolvem várias características ao longo do curso. A realidade da graduação EAD exige que o aluno se torne mais responsável, realize planejamentos, esteja focado e se envolva com o curso. Caso contrário, será impossível receber o diploma.

A ideia de que o curso é mais simples, vem devido à flexibilidade oferecida, na qual os alunos conseguem montar os próprios horários de estudo. Esse mito abre espaço para que sejam criadas várias versões que não condizem com a realidade, como o questionamento sobre a validade do diploma, por exemplo.

Por essas razões, as pessoas que ainda irão se graduar sentem que o Ensino a Distância é mais fácil e ficam em dúvida sobre a validação do diploma e a aceitação do aluno EAD pelo mercado de trabalho.

Os cursos EAD apresentam tantos desafios quanto à modalidade presencial e fazem com que os alunos se superem, chegando ainda mais preparados para o mercado de trabalho.

 

Desafios enfrentados pelo EAD

Os alunos EAD têm alguns desafios a serem enfrentados com o objetivo de se graduar, assim como os alunos que frequentam o ensino presencial.

Entenda como o curso exige dos alunos e, porque o EAD também requer dedicação!

Disciplina

Os estudantes do Ensino a Distância devem ter muita disciplina. É comum que os alunos estejam acostumados com o ensino presencial, em que os professores estão sempre lembrando das datas de atividades e entregas.

O EAD exige que os alunos consigam se organizar e tenham disciplina para se dedicar às atividades do dia a dia e aos estudos.

Apesar de não ter que frequentar as salas de aula, os alunos EAD precisam separar um tempo diário para os estudos. Todo o tempo livre disponível deve ser calculado para que as demais tarefas cotidianas não sejam prejudicadas.

Comprometimento

O aluno EAD deve ser comprometido. Caso contrário, ele irá se atrapalhar com as atividades diárias e com a rotina, priorizando sempre questões de trabalho ou outras demandas.

O comprometimento é fundamental para que o aluno consiga se dedicar e chegue ao final da graduação.

Devido ao fato do aluno não ter que frequentar a sala de aula, a determinação do horário de estudo é definida por ele. Sem comprometimento, o tempo vai passando, até que ele não consiga mais recuperar as entregas de atividades e notas.

Proatividade

A proatividade no EAD deixa de ser um diferencial e passa a ser tanto uma obrigação quanto um desafio.

Durante os estudos através do EAD, o aluno precisará de interpretar e compreender o conteúdo da disciplina que está cursando. O ensino neste caso, é primeiro, com o aluno buscando a informação e posteriormente, comentando em fóruns e questionando os professores que oferecem o auxílio nas plataformas virtuais.

Aqui, o aluno deverá ser proativo a todo o tempo, pois o aprendizado está ligado a ele de forma direta.

Ele deverá realizar as atividades, no tempo programado, fazer as leituras, assistir às aulas e ler os conteúdos complementares. Não é exigido do aluno obrigatoriedade de presença, como no ensino presencial, mas há uma carga horária que deve ser cumprida.

Estes são apenas alguns desafios que os alunos do ensino EAD precisam realizar quando estão se graduando.

O Ensino a Distância, assim como a modalidade presencial, apresenta vantagens e desafios para os alunos que optarem por uma ou outra modalidade. Cabe a cada aluno colocar na balança as vantagens trazidas em relação às barreiras que deverão ser enfrentadas.

O EAD apresenta uma realidade diferente do que é comum escutar por aí.

Além de oferecer a oportunidade de uma graduação mais flexível para o aluno, o EAD não apresenta diferenciação de diploma em relação à modalidade presencial e facilita o acesso à educação para milhares de brasileiros.