(31) 3332-0875
Blog

7 Motivos para estudar a distância

7 Motivos para estudar a distância

Data da Publicação:

7 Motivos para estudar a distância

O ensino a distância é uma modalidade de estudo onde aluno e professor não precisam estar no mesmo ambiente para que ocorra o aprendizado.

Assim sendo, o EAD, como também é conhecido, se tornou uma ótima opção para pessoas que possuem rotinas atribuladas ou não moram perto de polos presenciais.

Muitas pessoas trabalham em empresas e não tem a possibilidade de crescimento ou não são reconhecido pelo serviço devido a falta de formação profissional.

O problema que gera um grande paradoxo, é o fato de que essas mesmas pessoas, por se dedicarem tanto ao trabalho, não dispõem de tempo para realizar uma graduação ou se especializar na área.

O mesmo se aplica a pessoas que se dedicam muito a atividades familiares, somadas ao cotidiano profissional e responsabilidades pessoais, ficando sem tempo e ânimo para ir a faculdade.

Há também um outro fator limitante: a distância. Nem todas as cidades contam com polos de instituições presenciais.

1 - Flexibilidade dos horários

Com o ensino a distância você não tem um horário específico para começar a assistir aula e um horário final para terminar. Além disso, os alunos não têm a necessidade de saírem de suas casas para ir à instituição.

A obrigatoriedade de passar horas seguidas na sala de aula não existem. durante o curso as matérias são ministradas online. Todo o material necessário fica disponível para que o aluno estude no horário que preferir.

Caso de madrugada seja mais interessante, por exemplo, o aluno poderá fazer seu planejamento para isso. O material de aulas fica disponível no ambiente de aprendizagem virtual, na área dedicada ao aluno, permitindo o acesso no horário que ele quiser.

Toda a rotina é passível de mudança e, o EAD entendeu isso. Você monta o seu horário segundo a sua disponibilidade e com isso consegue melhores resultados, caminhando no seu próprio tempo.

2 - Qualidade de ensino

O ensino a distância também é de qualidade. Todo o material e aulas são preparados por professores e mestres especializados na área.

A distribuição das aulas é pensada de forma que o aluno absorva a matéria e tenha ânimo para continuar a aprender por essa metodologia. O material é preparado para que o aluno consiga acompanhar os conteúdos sem o auxílio de terceiros.

Sabemos que nem todas as instituições que oferecem o ensino a distância são confiáveis, assim como também conhecemos instituições presenciais que não cumprem com o proposto.

Cabe ao aluno pesquisar sobre a instituição previamente e encontrar locais confiáveis que se encaixam em suas necessidades.

3 - Respeitar o próprio tempo

O EAD segue o seu próprio tempo, respeitando a vontade do aluno. Quem opta por essa modalidade pode se formar antes do tempo previsto, ou até mesmo estender o tempo de curso.

Isso porque no ensino a distância o aluno tem autonomia para adicionar ou retirar materiais, conseguindo reduzir o tempo de formação, ou estendê-lo para que o estudo se encaixe na rotina.

4 - Ampliação da possibilidade de estudo

As instituições EAD abrem espaço para as pessoas que não tem fácil acesso ao ensino presencial.

A graduação pode ser realizada de qualquer lugar, tendo como único requisito o acesso a internet para a visualização das aulas e materiais. Essa facilitação tornou o estudo muito mais democrático e acessível.

5 - Variedade de cursos

Com a expansão do EAD e sua popularização, a variedade de cursos na modalidade a distância se expandiu, possibilitando encontrar conhecimento nas mais diversas áreas de forma super acessível.

São oferecidos cursos tecnológicos, de graduação, pós graduação e especializações. A variação permite que muitas áreas admitam profissionais mais qualificados para o mercado enquanto atuam na área.

6 - Acesso a matéria ilimitadas vezes

A matéria estará disponível na plataforma de aprendizagem virtual durante todo o semestre. Caso o aluno queira rever a matéria uma, duas, três, vinte vezes, ele conseguirá. Reforçar a matéria assim fica mais fácil.

Essa pode ser considerada uma grande vantagem, principalmente se considerarmos que no ensino presencial todas as aulas são únicas e não existe a possibilidade de replay.

Algumas instituições presenciais, inclusive, não permitem o registro da aula por áudios e vídeos.

7 - Baixo custo

O ensino a distância tem um custo muito baixo e, a dá para notar uma diferença ainda maior quando são comparados os valores com o ensino presencial.

A educação a distância tem um valor mais acessível pelo fato das aulas serem gravadas e a estrutura da instituição ser mais simples.

Os professores não precisam preparar as aulas diariamente para as aulas a distância pois o material já está pronto. A função deles nesse cenário é tirar dúvidas e explicar pequenos pontos para os alunos.

Em relação a estrutura, não há um gasto tão grande com o prédio, salas de aula, limpeza, água, entre outras manutenções. Essa economia possibilita um menor custo para os alunos.

Outros gastos como transporte e alimentação do aluno, caso sejam considerados, também são menores na educação a distância. Ao somar todos os valores e comparar, vemos uma diferença significativa de até 80%.

Onde realizar um bom curso a distância?

A instituição em que você realizará o seu curso de ensino a distância é quase tão importante quanto o curso que será escolhido para a sua graduação.

Existe o risco de estudar em uma faculdade que apresente as melhores vantagens e o menor preço e, que não tenha o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Ingressar em uma instituição assim é o mesmo que desperdiçar tempo e dinheiro. Fique atento!