(31) 3332-0875
Blog

5 estratégias de estudo para ead

5 estratégias de estudo para ead

 

O ensino a distância é a opção mais viável para pessoas que desejam aprimorar os seus conhecimentos, seja na graduação para se tornar mais atraente para o mercado e conquistar melhores oportunidades, ou para realizar uma pós graduação e se especializar na área.

Essa é a melhor opção de estudo, já que muitas pessoas possuem rotinas intensas e não conseguem se adaptar ao método de estudo tradicional.

Para conseguir bons resultados nesse cenário, é preciso se interessar pelo curso, ter foco e comprometimento. Ainda que o EAD seja mais flexível permitindo a graduação no seu próprio tempo, será necessário reorganizar a rotina para conseguir bons resultados.

A seguir, veremos 5 estratégias de estudo para organizar a sua rotina e se manter dedicado ao EAD. Continue a leitura e saiba mais!

1. Planeje o seu tempo

Quando se trata de rotinas atribuladas e ensino a distância, o tempo é o primeiro fator a ser considerado.

Estudar a distância sem ter um planejamento de tempo é uma missão impossível. A flexibilidade oferecida pelo curso a distância pode ser muito perigosa quando não é acompanhada de um planejamento.

O aconselhado é que você tire algumas horas do seu dia para revisar a matéria e resolver atividades, para que o aprendizado seja fixado. Trace metas para serem atingidas e organize-se para isso.

Outra estratégia é a criação de cronogramas para estudo e compromissos diários. Veja a seguir a importância de cada um deles.

2. Use cronogramas

Os cronogramas ajudam com a visualização dos compromissos, além de dar um direcionamento para as tarefas.

O ideal é que você tenha dois cronogramas para se organizar, sendo um para estudo e um para organizar a sua rotina.

Cronograma de estudos: neste arquivo, você deve colocar todas as tarefas referentes ao seu tempo de estudo. Este cronograma é mais detalhado.

As matérias que você deverá estudar, revisões, atividades avaliativas, trabalhos e provas, deverão constar dentro deste cronograma. Limite o seu tempo a realizar as atividades, como 30 minutos para revisão, uma hora para trabalhos ou atividades, entre outras que sejam necessárias para aquele dia.

A criação de um cronograma de estudos eficiente permitirá que você veja com antecedência quando será avaliado e se prepare corretamente, além de não perder datas de entrega.

Cronograma para a rotina: este arquivo é mais superficial, pois deverá conter quais são as atividades que você realiza em sua rotina e o tempo que cada uma demanda.

Ao criar esse cronograma você definirá quanto tempo é gasto por atividade, a hora em que ela será realizada e conseguirá definir a ordem das suas atividades de maneira segura.

Após definir os cronogramas, siga-os. Não fique realocando e colocando os estudos em segundo plano. Criar este hábito fará com que você perca as datas e os prazos definidos.

3. Seja proativo

A proatividade é uma característica que deve ser desenvolvida por todo aluno que estuda a distância.

Essa também é uma estratégia para ter melhores resultados estudando a distância. Quando você é proativo e busca o atendimento além do que oferecido nas aulas, o ensino fica mais completo e interessante.

4. Mantenha o ritmo

Ao iniciar os estudos, é comum que o aluno esteja empolgado e estude regularmente. Com o passar do tempo a realidade começa a mudar.

Após algumas semanas é normal que essa empolgação passe, porém é aconselhado que você não perca o ritmo.

Caso os estudos comecem a ser colocados de lado, a matéria irá acumular e quando você menos esperar, já terá muitas listas para fazer e vídeos para assistir.

Como estratégia para se manter ativo, você pode usar aplicativos de gerenciamento para os estudos. Eles ajudam que você veja mais claramente quais são as suas tarefas e indica um ritmo de estudo que você deve seguir.

5. Explore as possibilidades

Durante o post foi possível perceber que o ensino a distância exige um maior interesse do aluno no aprendizado. Uma estratégia de ensino para que o aluno tenha um ótimo aproveitamento durante o tempo que estuda é a busca por novas possibilidades.

Veja o que a instituição tem a oferecer. Conheça o modelo de negócios dela, interaja com o professores, entenda como o sistema de ensino a distância funciona. Vá além do básico e do que é oferecido pela instituição. Busque informações complementares e tenha um aprendizado mais eficiente.

Estratégia extra

A estratégia de estudo extra é: escolha uma boa instituição de ensino. Engana-se quem acha que todas as instituições de ensino a distância são iguais.

Antes de ingressar em uma Instituição, confira a sus credibilidade, veja se ela está corretamente cadastrada e licenciada pelo MEC. O seu diploma só será validade caso a instituição seja legalizada e credenciada pelo MEC.