(31) 3332-0875
Blog

4 Especializações a distância nas áreas...

 

Data da Publicação:

 

O setor da educação é um dos mais abrangentes do mercado. Essa área também está entre os segmentos que mais empregam pessoas. Pense, todos que se graduam, fazem um curso técnico ou uma pós-graduação contam com o auxílio de uma equipe de profissionais diretamente ligada ao setor.

Para a formação de professores, são necessários professores, assim como a formação de médicos, engenheiros, arquitetos e todas as outras profissões. Tudo começa com a dedicação e trabalho de um professor. Porém, se engana quem pensa que as especializações na área de educação e ensino são voltadas apenas para docentes.

Acompanhe este post e entenda quais são as especializações que podem ser realizadas pelo profissional da área de educação!

Gestão Escolar

A pós-graduação em Gestão Escolar capacita o especialista para a atuação em diversas áreas do setor da educação. São várias possibilidades dentro das instituições de ensino, como a área financeira, administrativa, de comunicação, recursos humanos, gestão de processos e claro, pedagógica.

São funções do Gestor Escolar, administrar os recursos humanos e os materiais dentro das instituições de ensino. O profissional que realiza essa especialização pode também atuar em cargos como Diretor geral, Diretor financeiro, Responsável Técnico e Secretário Escolar.

Os especialistas devem zelar pela instituições em que atuam, proporcionando melhorias e qualidade para os alunos e funcionários. Diretor Geral é o cargo mais procurado e esse profissional deve buscar contribuir também com o relacionamento junto a comunidade.

A matriz curricular desse especialista contará com as matérias de Legislação Educacional, Metodologias da Pesquisa e do Trabalho Científico, Políticas Públicas para a Educação e muitas outras! O curso possui a carga horária normalmente aplicada em especializações, sendo de 440 horas de duração.

Educação especial e psicomotricidade

Os educadores contribuem com a interação dos indivíduos no meio social e em como estão receptivos às informações. Responsável por gestos altamente ligados ao desempenho na fase de aprendizado, é função do especialista analisar os impactos dessas ações, promover melhorias e dar orientações.

Esse profissional é responsável por preparar programas de treinamento e colocá-los em prática com pessoas que possuem dificuldades ou alguma deficiência na prática dessa atividade. Os segmentos de atuação envolvem o meio educacional, terapêutico, hospitalar, e empresarial.

Fazem parte da grade curricular dessa especialização matérias como o estudo do movimento, a elaboração de jogos, recreações e atividades voltadas a essa área. O curso tem a duração de 440 horas.

Psicopedagogia Institucional e Clínica

A psicopedagogia é uma ciência com foco no estudo dos processos tanto de ensino quanto aprendizagem do ser humano, assim como as motivações que impedem ou dificultam a assimilação do conteúdo pelo indivíduo.

Essa especialização abrange várias matérias comuns a base curricular, como a linguística, a sociologia e a pedagogia, além de providenciar análises mais profundas para fundamentar os seus diagnósticos de aprendizagem.

A ideia da psicopedagogia é proporcionar um ambiente cada vez mais acolhedor para o indivíduo no ambiente escolar, para que ele tenha igualdade de ensino. Assim, a pessoa que está aprendendo não é a única envolvida no processo, a família e as pessoas próximas também tem contato com o ambiente.

Compõem a matriz curricular do curso as disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Intervenção Psicopedagógica na Escola. O curso exige o cumprimento de 440 horas para a sua conclusão.

Tecnologias e educação a distância

A educação a distância no Brasil cresce em um ritmo acelerado. Por essa razão, as instituições além de estarem oferecendo essa modalidade como opção de graduação, estão ofertando também cursos de especializações, para que assim qualifiquem também o seu corpo docente e o prepare melhor para as aula a distância.

Os cursos EAD, ou seja, a distância, são realizados de maneira remota, sem a necessidade do aluno ir a instituição de ensino diariamente, como ocorre no ensino presencial. O horário de estudo também é diferenciado, já que o próprio aluno monta a sua rotina.

Para garantir a qualidade do conhecimento que será repassado é preciso contar com profissionais experientes e que consigam transmitir o conhecimento através dos meios digitais, seja o meio uma apresentação de slide ou uma vídeoaula.

A especialização na área auxilia o profissional no conhecimento da dinâmica dos cursos a distância e também, mostra como usar os recursos mais modernos no ensino, operacionalizando conceitos, linguagem e plataformas.

Essas são algumas das especializações que podem ser realizadas nas áreas de educação e ensino. Para ter ainda mais credibilidade em sua carreira e colocar em prática a sua pós-graduação, não esqueça de conferir alguns critérios relacionados à instituição de ensino.

Verifique se a instituição é credenciada pelo MEC e se possui boas avaliações. A modalidade na qual você fará a sua especialização é muito importante. Caso você tenha uma rotina atribulada e horários variados de compromisso, ingressar em uma especialização de ensino a distância é uma ótima opção.